O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (17) os resultados da Produção Agrícola Municipal (PAM) 2025, levantamento que investiga, em cada um dos municípios brasileiros, a área plantada, a área colhida, a quantidade produzida, o rendimento médio e o valor da produção de 70 produtos das lavouras temporárias e permanentes do país. Por ser a única pesquisa agrícola do IBGE com abrangência municipal completa, a PAM permite identificar não só o desempenho dos estados, mas também dos municípios que sustentam a produção paranaense, um retrato especialmente valioso neste momento em que o estado também se prepara para o 12º Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola, que aprofundará ainda mais esse detalhamento a partir de 2027.

Foto: Ilustração Redes sociais
No Paraná, os resultados da PAM 2025 confirmaram a força do estado na produção de grãos e de outros produtos de grande relevância econômica e social, com destaque para o crescimento de 21,9% no valor da produção agrícola paranaense entre 2024 e 2025. O Paraná é o maior produtor nacional de feijão, com 865,7 mil toneladas colhidas em 2025, seguido por Ceará e Bahia. O estado também lidera a produção brasileira de cevada (377,3 mil toneladas) e de triticale (19,7 mil toneladas), dois cereais de inverno concentrados na Região Sul, além de despontar como maior produtor nacional de erva-mate em folha verde, com 494,7 mil toneladas, evidenciando a força de uma cultura tradicional da economia paranaense.
Entre as culturas de maior peso econômico, o Paraná manteve, em 2025, a 2ª posição nacional em quantidade produzida de soja (21,3 milhões de toneladas) e de milho (20,4 milhões de toneladas), atrás apenas do Mato Grosso em ambos os produtos. O estado também é o 2º maior produtor de trigo (2,8 milhões de toneladas), mandioca (4,0 milhões de toneladas), batata-inglesa, cenoura, repolho, aveia e abóbora, além de figurar entre os cinco maiores produtores nacionais de alface, fumo em folha, morango, tomate e amendoim.
Municípios se destacam
O detalhamento municipal da PAM revela como a liderança paranaense se distribui pelo território do estado. Cascavel e Toledo são os dois maiores municípios produtores de milho e de soja do Paraná, seguidos por Assis Chateaubriand, Guarapuava e Tibagi. Guarapuava, por sua vez, desponta como o maior município produtor de cevada, de triticale e de batata-inglesa do estado, enquanto Clevelândia, Rio Bonito do Iguaçu e Irati concentram as maiores produções paranaenses de feijão. Já a produção estadual de mandioca é liderada por municípios do Noroeste do Paraná, como Umuarama, Querência do Norte e Alto Paraíso.
Entre as lavouras permanentes, o Centro-Sul do estado concentra a maior produção paranaense de erva-mate, com Cruz Machado, Bituruna e São Mateus do Sul entre os principais municípios produtores.
Paranavaí e região
Já na fruticultura, o Noroeste do estado reúne os maiores municípios produtores de laranja do Paraná, como Paranavaí, Alto Paraná e Guairaçá, enquanto São José dos Pinhais e a Região Metropolitana de Curitiba se destacam na produção de morango, repolho, cenoura e alface.
O bom desempenho da produção paranaense em 2025 ocorreu em um cenário nacional favorável, marcado pelo aumento da produtividade das lavouras de verão e pela recuperação dos preços de commodities como soja e milho. Ainda assim, a irregularidade climática impactou a produtividade em algumas regiões do Paraná, especialmente no oeste e no norte do estado, que juntos concentram pouco mais de 43,0% da área plantada, enquanto as demais regiões paranaenses surpreenderam positivamente, com ganhos de produtividade.
Em valor da produção agrícola, o Paraná ocupou a 4ª posição entre as 27 Unidades da Federação, com participação de 9,5% do total nacional, atrás de Mato Grosso (17,9%), São Paulo (13,4%) e Minas Gerais (11,8%). Essa posição é reflexo, principalmente, do desempenho do estado no grupo de cereais, leguminosas e oleaginosas: o Paraná é o 2º estado que mais gerou valor com esses produtos em 2025, com 12,8% de participação nacional, atrás apenas do Mato Grosso (30,7%).
A fruticultura paranaense também teve um bom desempenho em 2025, impulsionada pela entrada do morango entre os produtos investigados pela PAM. O Paraná é o 2º maior produtor nacional da fruta, atrás apenas de Minas Gerais, o que contribuiu para elevar em 38,5% o valor da produção de frutas do estado, em relação a 2024. Com a chegada do morango, a fruta passou a ser a 2ª mais importante na geração de valor da fruticultura paranaense, superando uva e banana, atrás apenas da laranja.



