Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Prefeitura Paranavaí – OUTUBRO ROSA
CRESOL
PACAEMBU – Banner maior
Dr. Cleyton
Casa Maringá – Outubro
ONIL X
ACIAP – Jantar (Grande)
Corrida UniFatecie
Compartilhe:

REFLEXÃO

Qual o primeiro passo para quem quer começar a investir?

Segundo a Anbima e o Datafolha (2025), 64% dos brasileiros não investem. Para quem quer começar, a pergunta é sempre a mesma: por onde? A resposta não é uma ação nem um fundo, é a reserva de emergência. Como diz Gustavo Cerbasi: “Não adianta nada eu ter o perfil arrojado, se eu não tenho a minha reserva de emergência”.

O que é – É o dinheiro separado para os imprevistos: perder o emprego, uma doença na família, o carro que quebra, um mês sem faturar. Sem reserva, o imprevisto vira dívida, e a dívida cobra juros. Com ela, você tem conforto para não se endividar. A reserva é o que separa um susto de uma crise.

Quanto guardar – A convenção entre planejadores é de 3 a 6 vezes a despesa mensal essencial: 3 vezes para concursado, de 3 a 6 vezes para CLT (mais, com dependentes), de 9 a 12 vezes para PJ, autônomos e empresários.

Onde guardar – Priorize baixo risco e resgate rápido. A poupança, que 61% dos investidores têm, rende pouco: em 20 anos, a inflação média foi de 5,5% ao ano e ela rendeu cerca de 7%. Duas opções melhores são o Tesouro Selic, que pode ser resgatado no mesmo dia se o pedido for feito até as 13h, e o CDB de bancos confiáveis.

Para escolher o banco, o Banco Central classifica as instituições por porte, de S1 (as maiores) a S5. Prefira de S1 a S3 e confira a lista no site do BC. Fique sempre dentro do limite do FGC: R$ 250 mil por CPF por instituição.

Como complemento, há ETFs de títulos públicos, que podem ter IR de 15% e liquidez em D+1. Confira o regulamento.

Imposto e camadas – No Tesouro Selic e no CDB vale a tabela regressiva do IR, de 22,5% até 180 dias a 15% acima de 720 dias. Como o ETF leva um dia útil, divida a reserva em camadas. Exemplo: 40% no Tesouro Selic, 40% no CDB e 20% em ETF. Com a reserva pronta, aí sim é hora de investir.

Texto educativo, sem recomendação individual.

Fontes: ANBIMA/Datafolha, IBGE, Banco Central, B3, FGC.

Para saber mais sobre Lucas Guerra e sobre a Portfel Consultoria de investimento, acesse o perfil no Instagram @portfelconsultoria. Para entrar em contato com Lucas Guerra, basta procurar por @lucasguerra.invest.

Fonte: *Lucas Guerra, consultor de investimentos

Compartilhe:
DN (quadradinho)
RENATO BENVINDO FRATA
ACIAP – Jantar (Pequeno)
GUTO COSTA
GUIA GESTÃO
UNESPAR
RENATO BENVINDO FRATA
DN (quadradinho)
GUTO COSTA