O atleta Thiago Fael recebeu na noite desta segunda-feira (27), no plenário da Câmara de Paranavaí, durante sessão honrosa, a Moção de Aplauso n.º 024/2022, de iniciativa dos vereadores Leônidas Fávero Neto, Luís Paulo Hurtado e Fernanda Zanatta.
Fael conquistou recentemente o primeiro lugar nas duas categorias da 7ª edição do Spartans K1, uma das principais competições de kickboxing do Brasil.
Em suas palavras, um dos propositores da homenagem, enalteceu as conquistas do lutador e falou sobre inspiração: “Eu não pude deixar de me emocionar. O Fael é um exemplo de mudança e de que o esporte pode proporcionar oportunidades. Um exemplo para todos aqueles que desistem rápido ou muito fácil, já nas primeiras dificuldades. Ele literalmente lutou muito e tem alcançado suas vitórias. Continue inspirando outros jovens que de repente estão no limite do certo e do errado. Você é um vencedor e a tua história fala isso”, disse Fávero Neto.
De família humilde, Thiago viu no esporte uma oportunidade para mudar de vida. Aos 8 anos de idade, ingressou na oficina de judô do Centro Municipal de Educação Infantil Ayrton Senna da Silva, CAIC, e desde então alcançou inúmeros títulos e medalhas. Aos 19 anos, estreou sua trajetória no jiu-jitsu, na Academia Kalango Team. Em 2016, recebeu o convite para treinar com o campeão do UFC, Charles Oliveira da Silva, o Charles do Bronxs, em Guarujá, cidade paulistana. Experiência que segundo o homenageado, “proporcionou muito conhecimento técnico e pessoal”. No ano seguinte, com o nascimento da pequena Heloá, precisou retornar a Paranavaí, quando parou com o esporte para se dedicar exclusivamente à filha.
Em 2018 voltou a competir, sendo vice-campeão Mundial, vice-campeão Sul-Americano e campeão Pan-Americano de Jiu-Jitsu NoGi.
Emocionado, Fael subiu na tribuna e fez seu discurso. “Só tenho gratidão a todos que me acompanham como atleta e também como profissional. Acredito que Deus une mais do que pessoas, une propósitos, para que a gente consiga alavancar os nossos sonhos ainda mais. Falando em sonho, o que eu mais quero é ter um projeto social de esporte voltado às crianças. Espero também um dia retribuir tudo que minha mãe fez por mim e pelos meus irmãos”, expressou.
A homenagem foi acompanhada pelos familiares e amigos.
Curiosidade – O nome Fael é uma homenagem aos irmãos, “Fa” de Fábio, que faleceu em 2011 e “el”, de Rafael, falecido em 2015.