Por que limitar a comunicação de uma marca apenas em nível regional, quando uma promoção local pode direcionar a uma melhor referência de cada ponto de venda, considerando seu estoque e os hábitos dos clientes locais.
Uma das principais razões para considerar as ações locais é porque os hábitos de consumo diferem de região para região, dependendo do clima, das tendências e muitos outros fatores. É por isso que ter uma estratégia local de empresas e marcas é tão importante quanto uma outra a nível global.
De forma geral, a experiência de compra do consumidor deve ser semelhante entre os diferentes pontos de venda. Isso contribui para ter uma estratégia de marketing global ajustada, e a longo prazo, além de manter a consistência na comunicação, também dá confiança e segurança ao cliente.
No entanto, a sutileza do marketing local também desempenha um papel importante dentro da estratégia, permitindo uma personalização necessária para gerar o DNA local (informações práticas, especificações de acordo com a área…).
O local é, e sempre será, mais atrativo do que geral. Por um lado, os consumidores dão mais credibilidade às informações em nível local e, por outro, o impacto das mensagens é muito maior, pois o consumidor se sente mais involucrado quando é uma questão de proximidade.
Diante dos consumidores atuais e da nova customer journey, é essencial que os pontos de venda de uma rede mantenham sua visibilidade e comunicação local, e não dependam apenas da estratégia regional da empresa.
A escala local permite personalizar ao máximo a estratégia de comunicação e o relacionamento com os clientes, adaptando as operações de acordo com eventos locais, costumes, clima… Resumindo, a presença local permite que você tenha um melhor conhecimento dos clientes e, portanto, seja mais relevante em suas campanhas para responder às expectativas dos consumidores.
A estratégia local deve fazer parte dos planos de forma sistemática e complementar a estratégia nacional. De acordo com Miguel Rojo, Country Manager da Tiendeo, é uma exigência que marcas e varejistas devem implementar para o sucesso de seus negócios: “A chave é ter cuidado para que as estratégias globais sejam reforçadas localmente – tanto offline quanto online – dependendo dos objetivos estabelecidos (notoriedade, marca, promoção ou tráfego para as lojas)”.