REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Números da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) revelam que a cobertura vacinal contra a gripe, cuja meta é de 90%, atingiu somente 70%. O sarampo, que tem meta de 95%, também ficou abaixo do esperado, com pouco mais de 46%. Da mesma forma, há dificuldades para imunizar a população contra febre amarela, hepatite e HPV, entre outras doenças.
A situação constatada no Paraná é reflexo do cenário em âmbito nacional. Por isso, Conselho Nacional de Saúde (CNS), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) lançaram a campanha Vacina Mais, que tem como principal objetivo reverter o problema e ampliar o alcance vacinal.
O Governo Estadual aderiu à iniciativa e recomendou aos municípios que ofereçam serviços de imunização neste sábado (23). Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Região Noroeste estarão abertas ao longo do dia, com imunizantes elencados pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) e as campanhas pontuais, como sarampo, gripe e Covid-19, de acordo com a disponibilidade de doses.
Em Paranavaí, 11 salas de vacina participam da campanha Vacina Mais. Nas UBSs Sumaré, Monte Cristo, Ouro Branco, Zona Leste, Morumbi, Panorama, Celso Konda, Campo Belo, Três Conjuntos e São Jorge, os atendimentos vão das 8h às 16h. Já a sala de vacina da UBS Graciosa permanece aberta das 8h às 15h.
Em Terra Rica, a vacinação deste sábado se estende das 7h30 às 15h no NIS Central, na Vila Barbosa, na Clínica da Mulher e no NIS Adhemar de Barros. Confira a seguir o cronograma de outros municípios da região.
Com o expediente diferenciado, as equipes de saúde têm a missão de conscientizar e incentivar a população sobre a importância da vacinação, uma das intervenções de saúde pública mais eficazes na prevenção de doenças.
Conforme levantamento da 14ª Regional de Saúde, várias UBSs do Noroeste do Paraná já estão atendendo em horário estendido ao longo dos últimos dias. Também terão expedientes diferenciados enquanto durar a campanha Vacina Mais. Cada município tem autonomia para definir as próprias estratégias, informou a Regional de Saúde.
Atendimentos neste sábado:
Amaporã – NIS II – 8h às 19h
Cruzeiro do Sul – NIS II – 8h às 17h
Diamante do Norte – UASF I – 8h às 17h
Itaúna do Sul – UAPSF – 8h às 16h
Jardim Olinda – NIS II – 8h às 17h
Loanda – NIS II – 8h às 16h
Marilena – NIS II – 7h30 às 21h
Nova Aliança do Ivaí – NIS II – 8h às 17h
Nova Londrina – antiga Biblioteca Cidadã – 8h30 às 21h
Paraíso do Norte – NIS II – 8h às 16h
Planaltina do Paraná – NIS II – 8h às 17h
Porto Rico – NIS II – 7h30 às 21h
Querência do Norte – todas as UBSs – 8h às 16h30
Santa Cruz de Monte Castelo – USF Otavio Augusto e UBS Vila Operária – 8h às 15h
Santa Mônica – NIS II – 7h30 às 21h
Santo Antônio do Caiuá – NIS II – 8h às 16h
São Carlos do Ivaí – NIS II – 8h às 17h
São João do Caiuá – NIS II Wilson Pedrazolli – 8h às 16h
São Pedro do Paraná – NIS I Porto São José e UAPSF São Pedro do Paraná – 8h às 12h
Tamboara – NIS II – 8h às 17h.