Olá, leitores, paz e amor a vocês.
Bom, hoje vamos falar dos cuidados necessários para animais que estão com algum tipo de enfermidade, bem como seus sintomas clínicos.
Alguns se destacam por serem mais comuns a diversas doenças, e uma que considero importante é a apatia.
A apatia na saúde animal se relaciona com vários outros sintomas, por exemplo, olhar triste e fraqueza, o animal quer ficar somente quieto, não quer comer… A evolução desses sintomas preocupa, pois o animal pode começar a ter enjoos, vômito, fezes amolecidas (antes de tudo isso, recomendo que já procure o veterinário também).
Um animal enfermo tem seu tratamento sendo realizado em parte pelo veterinário e em parte na sua casa, e cuidados importantes realizados na sua casa são essenciais. Vamos a esses cuidados.
1- Local onde o animal dorme:
Nosso animalzinho merece todo conforto e carinho, então se faz necessário que esse local não tenha vento, seja quentinho, conforto com cobertas e brinquedos são interessantes. Como animal está enfermo, se faz necessário que o local onde irá descansar seja próximo dos donos, onde se possa ter a visão de como nosso animalzinho está.
2- O toque com carinho e cuidado:
O toque no animal doente traz segurança, paz e amor ao animalzinho, que acaba não se sentindo abandonado nessa fase que ele não está bem.
Essa proximidade com o animal também fortalece a relação entre o pet e a família como um todo, sempre em prol da recuperação de nosso animalzinho.
Faça carinho, massageie (a massagem no corpo em geral ajuda a circulação de líquidos no animal que está apático, o que favorece a recuperação do animal), intencione cura para o seu animal.
3- Ambiente tranquilo:
Nessa fase que o animal está mais quieto, indisposto, temos que deixar o ambiente o mais calmo e tranquilo possível. Locais barulhentos, onde há muita turbulência, deixam os animais assustados, o que não favorece qualquer tratamento. Temos que conversar com nosso animal com a voz suave e tranquila, para que ele saiba que vai ficar tudo bem.
4- Música:
Sons e músicas suaves auxiliam o relaxamento e a calma. Animais enfermos necessitam de repouso para que o corpo se recupere mais rápido. Músicas usadas em meditações são excelentes para isso, mas você pode escolher o que achar melhor para o seu animal.
5- Higiene:
A higiene do seu animal é importante. Em casos de animais que estão começando com o sinal clínico de apatia, pode se fazer a escovação da pelagem, o que estimula a renovação das camadas da pele. Não deixe também o seu animal com sujidades, se houver vômito ou diarreia, deixe as regiões sujas higienizadas.
6- Alimentação e água:
Qualidade é melhor que quantidade, por isso, ao falarmos de alimento, dê preferência a alimentos leves: arroz, frango, peixe, legumes, crus ou cozidos.
Sempre troque a água que seu animal bebe, para que ele tome uma água fresca e com mais vitalidade.
7- Exercício leve:
Animais que estão apáticos ou tristes podem estar necessitando de outros ares. Em relação a isso, leve o seu animal para caminhar ou mesmo ficar somente deitado em locais que ele não conheça, como parques, gramados. Isso estimula principalmente a parte pulmonar do animal, através do olfato, pelo contato com outros cheiros e sensações.
E não menos importante…
8- Faça o tratamento recomendado pelo veterinário:
Siga as orientações do seu médico veterinário. Se durante os dias de tratamento surgirem dúvidas sobre o que fazer, se outro sinal clínico apareceu além do esperado, comunique o seu veterinário.
Bom, leitores, é isso por hoje.
Um excelente final de semana.
Paz, amor e alegria a todos.
Aho
Namastê
Salvador Veterinária & Holística
Consultas, Medicamentos, Acupuntura, Reiki
Avenida Distrito Federal, 809 – Centro Paranavaí/PR Fone: (44) 3423-1227
(44) 99974-0423 (Ailton) (48) 99993-9597 (Tiago)
Dr. Ailton Salvador
Médico Veterinário CRMV/PR 0679
Esp. em Clínica Médica de Pequenos Animais
Dr. Tiago Antonio Zanatta Salvador
Médico Veterinário CRMV/SC 7438
Esp. Clínica Médica de Pequenos Animais
Esp. em Medicina Veterinária Tradicional Chinesa
Mestre Professor de Reiki Tradicional Mikao Usui e Xamânico