Desde as primeiras pedaladas, ainda na infância, a bicicleta faz parte do imaginário popular. Quem nunca sonhou em ganhar de presente no aniversário, Dia das Crianças ou Natal? Ou mesmo aguardou ansiosamente, o momento de andar sem as rodinhas de apoio?
Seja para competir, melhorar o desempenho físico e a saúde ou apenas como atividade de lazer, a bicicleta sempre ocupou um lugar de destaque, com projeção ainda maior no período da pandemia da Covid-19, quando as vendas aumentaram significativamente.
Foi pensando no grande número de adeptos, bem como nos esportistas profissionais, que a vereadora professora Cida Gonçalves apresentou o Projeto de Lei n.º 099/2022, aprovado nesta última segunda-feira (3), que institui no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização de Paranavaí o Dia Municipal do Ciclista.
“Paranavaí deve olhar para o ciclista com atenção, respeito e comprometimento na elaboração de políticas públicas. Facilitar a mobilidade, construir e manter ciclovias, além de promover eventos para conscientizar motoristas”, afirmou Cida.
A data escolhida pela propositora, dia 19 de agosto, é a mesma já instituída nacionalmente. “A bicicleta é algo que existe há mais de 200 anos, e, até hoje, é considerada um meio de transporte importante quando se trata de mobilidade urbana, pois sabemos que ocupa menos espaço no trânsito e não polui”, avaliou a parlamentar.
De acordo com Gonçalves, atletas como Ana Paula Lorenzetti, Cristian Egídio, Gabriela Yumi, Rafael Gasparini e Rauny Leonardo elevam o nome de Paranavaí em âmbito nacional e internacional.
O projeto aprovado em segunda discussão, segue agora para sanção do Executivo.
FONTE: Câmara Municipal de Paranavaí