O crescimento na adesão a serviços digitais no Brasil, acentuado durante a pandemia, dá sinais de continuidade. A tendência se confirma nos dados sobre canais buscados pelos clientes para solicitar os serviços da Copel (Companhia Paranaense de Energia). Entre 2019 e 2022, o uso dos canais presenciais teve queda de 14% para apenas 11%, enquanto as solicitações feitas pelo aplicativo da empresa para dispositivos móveis aumentou, de uma média de 23% para 30% do total recebido diariamente.
Ou seja, em 2019 cerca de 86% das solicitações que a Copel recebia já eram digitais e atualmente esse índice é de 89%. Somente no último mês de setembro, estes canais somados processaram 3 milhões de solicitações dos clientes da Copel. Elas envolvem pedidos de qualquer natureza, como consulta a débitos e segunda via da conta de luz, pedidos de religação e envio da leitura do medidor.
A concessionária de energia tem apostado no aprimoramento das ferramentas virtuais para facilitar a experiência do cliente e agilizar a prestação dos serviços. Além do aplicativo gratuito para os sistemas Android e iOS, a empresa oferece uma Agência Virtual e um número de WhatsApp que recebe os pedidos mais comuns.
A digitalização dos serviços contribui para a redução no uso de papéis em todos os processos, uma prática alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável elencados pela ONU, que visa tornar mais eficiente o uso dos recursos naturais. Neste sentido, o Paraná lidera a opção por faturas digitais de energia elétrica no Brasil, com 1,5 milhão de clientes que escolhem receber sua conta mensal por e-mail. A adesão não tem custo e pode ser feita por qualquer canal de atendimento, inclusive site e aplicativo.
PAGAMENTO E PARCELAMENTO ONLINE – Lançada em janeiro deste ano, a opção de pagamento da conta de luz por PIX tem ganhado adeptos gradativamente. A média mensal de faturas pagas por esta modalidade dobrou no último trimestre, em comparação com os primeiros seis meses em que o serviço esteve disponível. Com a mudança de visual da fatura, que agora é nota fiscal eletrônica, o QRCode para pagamento veio para o cabeçalho, a fim de facilitar sua identificação.
Outro serviço online disponível é o parcelamento das contas em atraso, que pode ser feito pelo próprio cliente, através da agência virtual, para débitos entre R$ 100 e R$ 10 mil. É possível dividir em até 12 vezes, com entrada mínima de 10% e taxa de 1% ao mês.
Serviço:
Agência virtual: www.copel.com
Aplicativo Copel para Android e iOS
Whatsapp: 41 3013-8973
SMS exclusivo para informar falta de luz: 28593. Basta enviar as letras “SL” e o número da unidade consumidora.
FONTE: Agência Estadual de Notícias