Momento de antes de entrar em campo para a estreia no Campeonato Paulista 2023 contra o Mirassol, o Santos Futebol Clube prestou uma homenagem ao Rei Pelé, que faleceu no dia 29 de dezembro de 2022. Entre os milhares de torcedores que compareceram à Vila Belmiro estavam alguns moradores de Paranavaí e região.
Os 40 torcedores que saíram do Noroeste do Paraná na noite anterior ao jogo conseguiram acompanhar a linda homenagem prestada ao maior ídolo do clube, da Seleção Brasileira e maior jogador de futebol de todos os tempos. Tudo coroado pela suada vitória santista por 2×1.
A data de 14 janeiro de 2023 foi especial para todos os que estavam na caravana paranaense. Mas, para Luiz Sebastião Sandes, de 62 anos, foi de arrepiar. A definição (de arrepiar) é do próprio torcedor que esteve acompanhando pela primeira vez um jogo na Vila Belmiro, estádio do seu time de coração. A viagem foi um presente do filho Luiz Henrique Sandes Domingues. Eles também tiveram a companhia de Luciano José, genro de Luiz Sebastião. “Vou contar para todos. Fiquei uma noite sem dormir de tanta alegria”, fala o torcedor.
Morador do Distrito de Sumaré, Luiz conta que viveu uma emoção muito grande ao entrar na Vila Belmiro, visitar o memorial do Santos e ver de perto as homenagens feitas a Pelé, jogador que ele teve uma única oportunidade assistir pela televisão. Não foi qualquer jogo, “apenas” a final da Copa do Mundo do México em 1970, vitória do Brasil por 4 x 1 contra a Itália que garantiu o tricampeonato ao futebol brasileiro.
Ele recorda que na época tinha apenas 10 anos e, por morar no sitio, não havia televisores e ouvia as partidas pelo rádio. Foi por causa dessas partidas e de ouvir muito seus familiares comentando dos Santos que se tornou mais um torcedor do Peixe. Na condição de convidado, acompanhar a final da Copa de 70 pela TV foi, por tanto, a cereja do bolo dessa trajetória de fã dos Meninos da Vila.
Após retornar da viagem de sábado (e que viagem!), Luiz já foi direto para frente do televisor acompanhar a partida do Sub-20 do Santos contra o Bahia, na Copa São Paulo. Neste duelo Ivonei, atleta do peixe, marcou um gol antes da linha do meio campo. Ele rapidamente já chamou os netos para mostrar o gol e contar que este foi um dos poucos que o Pelé não fez. Na verdade, Pelé tentou e a bola raspou a trave.
Ver essa foto no Instagram