(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

PARANACITY

Promotoria recomenda a adoção de critérios oficiais para o reconhecimento de suspeitos de crimes pela delegacia

Em Paranacity, no Noroeste do estado, o Ministério Público do Paraná expediu recomendação administrativa ao delegado de polícia da comarca para disciplinar o reconhecimento de suspeitos de crimes pela delegacia na cidade. O MPPR aponta no documento que na prática investigatória é comum não observar as formalidades legais, o que pode levar à inadmissibilidade da prova e, por consequência, agravar o risco de absolvição de culpados ou de condenação de inocentes.

Na recomendação, formulada pela Promotoria de Justiça de Paranacity, são destacadas orientações da Corregedoria Geral da Polícia Civil do Paraná e do relatório do Conselho Nacional de Justiça sobre o reconhecimento facial e por fotografias de pessoas suspeitas de delitos, bem como deliberações do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal sobre o tema.

Dentre as orientações, destacam-se a gravação audiovisual do ato de reconhecimento, a priorização do reconhecimento pessoal, evitar que o suspeito seja submetido a reconhecimento algemado, evitar apresentar álbum de suspeitos e não utilizar o método “show up” (exibir apenas um suspeito ou sua fotografia e solicitar que a vítima ou testemunha diga se foi ele o autor do crime). A recomendação indica ainda diretrizes para evitar a revitimização de vítimas de crimes graves, além de sugerir a estruturação física do ambiente para viabilizar o reconhecimento formal.

O documento também foi encaminhado ao Juízo Criminal da comarca. Foi indicado prazo de 30 dias para um retorno ao MPPR sobre o caso.

Compartilhe: