O Grupo 60+ Vida de Paranavaí conquistou cinco medalhas na primeira etapa da Liga Esportiva de Melhor Idade (LEMI). Os excelentes resultados obtidos nas modalidades vôlei cambio e vôlei escuro. A rodada que abriu o calendário da liga foi realizada no sábado (25), em Presidente Castelo Branco.
O vôlei cambio tem as regras adaptadas e as equipes são formadas por nove competidores. Já o vôlei tem a rede coberta por uma lona, que impossibilita visualizar as ações adversárias, além de a bola ter dimensões maiores.
Paranavaí foi representada por 43 competidores. Eles formaram cinco equipes, sendo três no vôlei câmbio – uma no masculino que ficou em terceiro e duas no feminino que conquistaram o primeiro e terceiro lugares. No vôlei escuro foram duas equipes mistas que ficaram com na primeira colocação.
A responsável técnica pelo grupo paranavainese, Rosana dos Santos Henrique Boneti, fez uma avaliação positiva da participação na primeira etapa. “Foram muito bem. Das quarenta rodadas eles perderam apenas duas”.
A LEMI é composta pelos munícipios: Paranavaí, Presidente Castelo Branco, Mandaguaçu, Marialva, Munhoz de Melo, Flórida, Florai, Terra Rica, Mandaguari, Cruzeiro do Sul. As etapas da competição são realizadas nas cidades participantes. A próxima está prevista para o dia 15 de abril em Mandaguaçu.
GRUPO 60+ VIDA: Foi iniciado por Rosana em março de 2022. Em 2023, o projeto passou a integrar o programa Paranavaí Mais Saudável e contar com apoio da Secretária Municipal de Esporte e Lazer (Semel).
Rosana explica que o intuito do projeto vai além dos resultados dentro de quadras. O grupo tem como objetivo proporcionar aos participantes uma melhor qualidade de vida, saúde e socialização.
“Muitos nunca foram a uma praia e tiveram a oportunidade de conhecer o mar quando participaram de uma competição no litoral paranaense”, comenta a responsável técnica.
Professora de ginástica para idoso há mais de 20 anos, Rosana se alegra ao ver os participantes do grupo em quadra. “Muito gratificante. Quando estão em quadra, ficam nervosos, mas quando saem, a felicidade toma conta”.