(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Sistema tem a vantagem de ser altamente seguro e proteger os dados, além de nunca ser interrompido
Sistema tem a vantagem de ser altamente seguro e proteger os dados, além de nunca ser interrompido

UEM

Projeto de pesquisa em Engenharia de Estrutura recebe mais de 500 mil

FRANCISCO DIAS NETO

UEM

O Departamento de Engenharia Civil (DEC), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), sob a coordenação do professor Carlos Humberto Martins, teve o projeto de pesquisa aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), recebeu, nesta sexta-feira (31 de março), mais de meio milhão de reais para investimento na instituição.

Este projeto aprovado agora é um complemento de outro projeto já aprovado e divulgado na UEM, com recursos de 1,4 milhões de reais.

De acordo com Martins, o projeto é inovador porque utiliza uma nova forma de realizar simulações numéricas por computador. Em vez de usar computadores físicos em laboratórios da UEM, o projeto utiliza computadores virtuais de alto desempenho da Amazon Web Service em nuvem, conhecido como Processamento em Nuvem. Isso significa que não é mais necessário ter espaço físico ou comprar computadores, já que é possível usar computadores virtuais em nuvem e pagar pelo serviço de processamento de acordo com o tempo utilizado. Além disso, o sistema tem a vantagem de ser altamente seguro e proteger os dados, e também de nunca ser interrompido.

O projeto aprovado dará um novo salto de eficiência no grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PCV/UEM) em Estruturas de Aço e Mistas de Aço-Concreto, que envolverá a Empresa ArcelorMittal, um dos maiores conglomerados de aço do mundo e também de pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica (PUC) Rio de Janeiro, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Presbiteriana Mackenzie e Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Sobre – CNPq é uma entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para incentivo à pesquisa no Brasil.

Compartilhe: