(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

MEIO AMBIENTE

Ação extrajudicial conjunta gera projeto de conservação de abelhas

A ação teve participação das Promotorias de Justiça de Paranavaí e de Paraíso do Norte, bem como do núcleo de Campo Mourão do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema), unidade especializada do MPPR

Atuação extrajudicial do Ministério Público do Paraná gerou a criação de um projeto de conservação de abelhas por uma cooperativa canavieira no Noroeste do estado. A ação teve participação das Promotorias de Justiça de Paranavaí e de Paraíso do Norte, bem como do núcleo de Campo Mourão do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema), unidade especializada do MPPR.

A iniciativa surgiu a partir de informação levada ao Ministério Público em Paranavaí sobre mortandade de abelhas causada por uso de agrotóxicos em lavouras de cana. Após a abertura de inquérito civil para investigar o caso, foram promovidos eventos – uma audiência pública e várias reuniões com os envolvidos na questão – buscando uma solução extrajudicial para o problema. A principal cooperativa canavieira da região decidiu então, em consequência da intervenção do Ministério Público e da participação nesses eventos, custear projeto visando à convivência entre apicultores e os plantadores de cana-de-açúcar.

Batizado de Projeto Colmeia – Protegendo Nossos Polinizadores, a iniciativa inclui atividades como treinamentos tanto para aplicadores de agrotóxicos quanto para apicultores. A cooperativa canavieira contratou profissional especializado para ministrar treinamentos, com os seguintes objetivos: “Conhecer a importância da apicultura no contexto do agronegócio e boas práticas agrícolas para mitigar riscos” (para os aplicadores de agrotóxicos), “Reconhecer a importância do apicultor e da criação de abelhas no contexto do agronegócio e os conceitos básicos da atividade” e “Conhecer as técnicas mais atuais utilizadas por grandes apicultores e os princípios da produção apícola” (estes últimos, destinados a apicultores).

Essenciais – As abelhas são fundamentais para o equilíbrio ambiental e responsáveis pela polinização de inúmeras culturas, tendo ainda papel importante na reconstituição e na conservação de florestas. A diminuição acentuada do número de colônias de abelhas em algumas áreas do planeta tem gerado preocupação mundial. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), das 141 espécies de plantas cultivadas para uso na alimentação humana, produção animal, biodiesel e fibras, cerca de 60% dependem da polinização animal. A diminuição do número de abelhas tem impacto tanto na qualidade quanto na quantidade da produção vegetal – estima-se que espécies nativas sejam responsáveis pela polinização de 30% das espécies de biomas como a Caatinga e o Pantanal e de até 90% das espécies da Mata Atlântica.

Compartilhe: