A data mais romântica do ano está chegando. Segundo sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e do Sebrae/PR, 47% dos paranaenses pretendem presentear alguém especial no Dia dos Namorados, parcela inferior ao ano passado, quando 64,6% das pessoas possuíam a intenção de comprar presentes nesta data.
O principal motivo para não presentear é não ter um namorado (a) ou companheiro (a), com 63,2% das justificativas. Há também aqueles que não comemoram a data (14,9%) e os que estão em uma situação financeira complicada ou desempregados (11,9%).
Os homens são os mais propensos a presentear, com 51,1% de respostas afirmativas, ante 43,1% de mulheres que planejam comprar um presente. Ou seja, a maioria das mulheres ouvidas pela Fecomércio PR e pelo Sebrae/PR, 56,9%, não vai presentear ninguém.
“A pesquisa do Dia dos Namorados indica uma redução da intenção de presentear na data, mas, ao mesmo tempo, registra o crescimento do tíquete médio, sendo que os homens mostram mais disposição de dar presentes na ocasião. Neste ano, os presentes mais recorrentes serão roupas, bolsas, calçados, perfumes, cosméticos e jantares. Embora com crescimento significativo do comércio eletrônico, as compras em shoppings e no comércio de rua também serão significativas. Os pagamentos à vista terão grande preferência pelo consumidor e a qualidade do produto continua sendo o fator determinante na decisão de comprar”, avalia o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt.
Tíquete médio – Os homens gastarão mais com o presente, em média R$ 184,04. Já o tíquete médio feminino será de R$ 137,80. De modo geral, o tíquete médio do Dia dos Namorados subiu este ano, passando de R$ 147,97 em 2022 para R$ 162,22, principalmente por causa da pretensão de presentear masculina.
Na análise por faixa de valor, 40,5% das mulheres ouvidas pela sondagem planejam gastar até R$ 100,00, ante 25,5% de homens que intencionam investir até esse mesmo valor. Os homens são os que pretendem comprar os presentes mais caros: 23,4% devem gastar entre R$ 201,00 e R$ 300,00 e 14,9% vão desembolsar mais de R$ 300,00 para agradar a quem ama. Entre as mulheres, apenas 3,6% intencionam gastar entre R$ 201,00 e R$ 300,00 e 7,1% planejam investir mais de R$ 300,00 em um presente.
Tipos de presentes – Os tipos de presentes mais citados nesta data são artigos de vestuário (27,2%), perfumes e cosméticos (23,7%), jantar (13,3%), comidas e bebidas (11%), joias e bijuterias (10,4%), além de lembrancinhas/artesanato, eletrônicos, flores, viagem, valor em dinheiro e livros.
Ao serem questionados sobre o que gostariam de ganhar neste Dia dos Namorados, a sondagem verificou diferenças nas preferências entre os gêneros. As mulheres querem ganhar principalmente roupas, bolsas e calçados e perfumes e cosméticos, com 23,8% das citações cada, além de joias e acessórios, viagem ou dinheiro para escolher o que quiser, com 13,1% cada.
Os homens também mencionaram o desejo de ganhar itens de vestuário, mas em menor intensidade, com 20,2%, além de perfumes e cosméticos (16%), jantar (11,7%), joias e acessórios (10,6%) e comidas e bebidas (10,6%).
Pesquisa de preço – A maior parte dos paranaenses, 71,3%, fará pesquisa de preços, especialmente pela internet. Quem mais pesquisa valores antes de comprar são as mulheres, com 78,5% de respostas positivas, ante 64,9% entre os homens.
Para 60,5% dos paranaenses ouvidos, as compras vão se concentrar na semana que antecede o Dia dos Namorados e 19,2% pretendem comprar o presente no mesmo dia. Entre os enamorados que vão deixar a compra do presente para última hora, as mulheres se destacam, com 21,4%, ante 17,4% entre os homens. Eles também são maioria na parcela que se programa com mais antecedência, de 16 dias a um mês antes da data, correspondendo a 9,7%, na comparação com 7,1% entre as mulheres.
As compras pela internet devem corresponder a 31,8%, um aumento em relação a 2022, quando 25,3% dos consumidores pretendiam fazer suas compras de forma on-line.
Mesmo assim, as compras em lojas físicas ainda são a preferência, sendo 28,3% em shoppings, 15,6% em lojas de bairro e 13,3% em estabelecimentos localizados no centro da cidade.
O coordenador de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Lucas Hahn, explica que é preciso realizar divulgação e proporcionar atrativos para facilitar a quem opta por esse meio.
“O relacionamento também é importante e a base de clientes deve ser utilizada nesse processo. Outro ponto é pensar em um formato de bonificação voltado para o casal; a pessoa responsável pela aquisição ganha descontos nas próximas compras, seja no físico ou no digital”, explica Lucas.
Por questões de segurança e praticidade, as mulheres preferem fazer as compras em lojas de shopping, com 35,7% das menções, e pela internet, com 32,1%. Entre os homens, 21,3% comprarão o presente em shopping e 31,5% via e-commerce.