O sentimento de felicidade tomou conta do atletismo de Paranavaí na última terça-feira (29), após a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) divulgar a lista dos convocados para a disputa do Torneio Sul-Americano sub-20 na cidade de Lima no Peru. A competição acontecerá entre os dias 9 e 10 de julho. Entre os selecionados estão cinco paranavaiense que fazem parte do projeto “Da rua para a Pista, da Pista para o Brasil”.
Os convocados são: o técnico Leandro Lopes (45) e os quatro jovens talentos: Matheus Barros (17), Gabriela da Silva Araújo (17), Stefany Navarro (18) e Gabriel Alves (18).
Formado em Educação Física e há 20 anos trabalhando em prol do atletismo de Paranavaí, o técnico Leandro Lopes, que já foi convocado por quatro vezes para estar na seleção paranaense, terá sua primeira oportunidade na Seleção Brasileira. Ele se diz muito feliz com o trabalho que já vem sendo realizado e também por ver a evolução de seus atletas. Ressaltou ainda o trabalho feito pelo professor Mimi (Ademir Nicola Francisco), que por muitos anos ficou a frente do projeto de atletismo.
Se por um lado o técnico se diz feliz em ver o reconhecimento que a cidade conquistou a nível estadual e nacional na categoria ao longo de 40 anos, por outro lado, se vê triste com a falta de apoio local. O projeto conta apenas com o apoio da prefeitura. “Se não fosse o Programa Bolsa Atleta, alguns desses atletas não teriam a condição de estar treinando ou competindo” comentou o treinador.
Os atletas que irão representar Paranavaí na Seleção:
Gabriela – competidora do salto em altura. Diz estar feliz com a oportunidade, de pela primeira disputar uma competição internacional e estar representando o Brasil. Ela que, além de tentar trazer uma medalha para casa, vai em busca do índice para o Mundial Sub-20, programado para agosto deste ano cidade de Nairóbi, Quênia. Para conseguir a vaga, Gabriela, segunda colocada no ranking nacional em sua categoria, precisa atingir a marca de 1,82m.
Gabriel – Também está indo para sua primeira competição internacional, e busca do índice para Mundial Sub-20. Fala do sentimento de felicidade pela oportunidade de representar a seleção. Ele é competidor do 400m com barreira, e primeiro colocado no ranking nacional em sua categoria. O índice para o mundial da categoria é de 53,10s.
Dos cinco representantes de Paranavaí, Stefany e Matheus já estiveram em outras oportunidades defendendo a seleção brasileira.
Stefany – Atleta do lançamento de dardo e ocupa a segunda colocação no ranking nacional, está indo para sua quarta convocação. Fala que estar a representando o país é a realização de um sonho e a concretização de um trabalho bem feito. No último Sul-Americano, realizado em 2018 na Bolívia, ela conquistou a medalha de ouro na categoria.
Matheus – Convocado pela segunda vez, Matheus falou da boa sensação em estar participando de competições internacionais e cita uma emoção muito grande em representar sua cidade e seu País. Ele é competidor do lançamento de disco e ocupa a segunda colocação do ranking nacional.
Os paranavaienses embarcam segunda-feira (5) para São Paulo, e se juntam com outros selecionados para a participação do torneio. Antes do embarque para Lima, que será na quarta-feira (7), a delegação brasileira, formada por 76 atletas e 16 técnicos, passara por teste da Covid-19.
De acordo com a CBAt os critérios usados nas convocações são: Os atletas convocados, ocupam as duas primeiras colocações no ranking nacional em suas categorias. Para os treinadores foram usados os critérios de quem tem o maior número de atleta convocado e profissionais com atletas mais bem ranqueado a nível mundial.