O município de Paranavaí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, vai realizar nas próximas semanas a poda drástica nos arbustos existentes na área central da cidade. A ação nos arbustos Resedá é uma medida necessária para manter a saúde da planta.
“O arbusto tem como característica o crescimento de brotos desde o solo formando uma touceira. A poda é uma necessidade para que sejam removidos os galhos doentes, os ramos emaranhados e as flores murchas. Essa medida também ajuda a evitar o oídio, doença fúngica muito comum na espécie que cria uma camada felpuda branca nas folhas, semelhante a um bolor branco”, explica o secretário de Meio Ambiente, Camargo neto.
Por se tratar de um arbusto e não de uma árvore, as ações são diferentes. “Cada vegetal tem seu hábito de vida, o que é possível obter técnicas de poda de maneiras diferentes em cada uma. No caso dos arbustos Resedá, podemos fazer uma poda drástica. Nas árvores, não podemos fazer esse tipo de poda, pois não possuem características e mecanismos fisiológicos iguais aos arbustos”, completa o secretário.
Fonte: Prefeitura de Paranavaí