Engajamento de equipe sempre é desafiador para os líderes
Engajamento, relacionamento de marcas com consumidores ou dos chefes com os subordinados. Engajar é sempre um tema presente e desafiador para os líderes.
Para Sirlei Mendes, diretora do Evolua Treinamentos e Desenvolvimento Humano e master trainer, “a primeira coisa que torna uma equipe engajada é cada pessoa da equipe saber qual o propósito daquilo que está fazendo. Um líder não se cansa de falar e trazer essa direção à equipe. Quando o propósito é bem definido e está no coração da equipe, uma boa parte do caminho do engajamento já foi feita. Nenhuma tarefa é feita por fazer, mas tem sempre uma razão para isso.”.
Ela cita que, para o líder, o mais importante é demonstrar interesse pelo liderado e conhecer as aptidões e competências dele, o que a pessoa faz e o que não suporta fazer. “Assim, o líder pode colocar estrategicamente cada um no seu melhor lugar. Quando esse critério é utilizado, garante maior satisfação no trabalho e, por consequência, maior produtividade.”
A master trainer comenta que engajar é fazer com que todos trabalhem com o mesmo propósito “o líder precisa alinhar as expectativas dele e do colaborador, para que ambos saibam o que o outro deseja. Além disso, o líder precisa intencionalmente demonstrar ao seu colaborador a sua importância e pertencimento ao grupo, mesmo em aspectos sutis, pois é no detalhe que o colaborador sente-se especial. Todo ser humano gosta de se sentir importante e pertencente ao grupo.”.
Mendes fala quais características não podem faltar em um líder “a liderança além do operacional, posicionar-se como referência, ter uma excelente comunicação, olhar cada um como ser humano, com limitações e medos, mas com a possibilidade de superação, se bem direcionado é um líder capaz de extrair o melhor de cada um da sua equipe.”.
Com uma comunicação dedicada e amorosa, por parte do líder, o time, como um todo, estará engajado e confiante em fazer o melhor para a empresa.