*Pedro Okuhara
Com o rápido desenvolvimento da economia, a transformação digital do setor de manufatura tornou-se o foco de atenção, como uma estratégia importante para as empresas, capaz de garantir que permaneçam competitivas em um ambiente em constante mudança.
A integração de tecnologia e digitalização no setor de manufatura é essencial para alcançar a sustentabilidade nas operações de fabricação. Essa integração é extremamente favorável para melhorar a produtividade, gerenciar o desperdício, otimizar o tempo e obter uma vantagem competitiva.
Antes de qualquer esforço significativo em prol da sustentabilidade, é necessário construir e aproveitar a base para a transformação digital. Sem o suporte tecnológico necessário, as estratégias de sustentabilidade dificilmente avançarão de maneira eficaz e rápida.
O caminho para a sustentabilidade – Em 2020, com a chegada da pandemia, quase todas as organizações aceleraram suas iniciativas de transformação digital. Mas quantos líderes conseguiram criar empresas digitais sustentáveis? As empresas que colocam as pessoas e o planeta no centro de suas estratégias de transformação digital são as que obtêm sucesso.
Enquanto as empresas buscam cada vez mais melhorias incrementais de produtos e processos para aumentar a sustentabilidade, os líderes também estão avaliando rigorosamente todos os elementos de suas cadeias de valor para obter ganhos diferenciados. Essas organizações estão avaliando todos os aspectos de suas cadeias de suprimentos e processos de fabricação, bem como a pegada ambiental de seus produtos até o fim do ciclo de vida.
Dada a sua complexidade, uma das maiores áreas de vulnerabilidade ambiental – e oportunidade — enfrentadas pelas empresas são suas cadeias de suprimentos. Para minimizar o risco, os líderes estão indo além das avaliações superficiais de sustentabilidade e, em vez disso, estão se envolvendo profundamente em todas as etapas, mapeando fornecedores diretos até as fontes iniciais de matérias-primas. Com essa visão mais abrangente, as empresas podem alinhar melhor suas cadeias de suprimentos com suas estratégias gerais de sustentabilidade.
A adoção desse novo modelo envolve reduzir o consumo de energia durante a produção, com sistemas que ofereçam maior eficiência energética, reduzir o desperdício e escolher materiais com menor impacto ambiental, o que pode ajudar a indústria a reduzir sua pegada ambiental. Combinar insights e dados para tomar decisões mais bem informadas no início do ciclo do projeto permite que os fabricantes projetem, meçam e mantenham com precisão um futuro mais resiliente e sustentável.
Uma base industrial eficiente – A transformação digital desempenha um papel vital no desenvolvimento de uma base industrial eficiente em termos de recursos. A adoção efetiva de tecnologias digitais e de automatização pode ajudar a reduzir custos, melhorar a sustentabilidade e a flexibilidade das indústrias do setor de manufatura.
Os líderes devem integrar as práticas de sustentabilidade como um imperativo estratégico em suas organizações para garantir que permaneçam resilientes e competitivas. Isso lhes fornecerá as ferramentas necessárias para aproveitar plenamente suas iniciativas de transformação digital, posicionando-os para o sucesso e para a criação de valor a longo prazo.