REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O advogado de Paranavaí Fábio Luis Franco foi indicado para concorrer à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) deixada por Regina Helena Afonso de Oliveira Portes, aposentada recentemente.
O nome dele compõe a lista sêxtupla da advocacia para o quinto constitucional da corte. Foi definida pelo Conselho Pleno da OAB-PR, após sabatina com 21 candidatos de todo o estado, sendo o segundo mais votado.
A entrega oficial da relação dos candidatos ao presidente do TJPR, Luiz Fernando Tomasi Keppen, aconteceu segunda-feira, pelas mãos da presidente da OAB-PR, Marilena Winter. Agora, o TJPR escolherá três nomes para apresentar ao governador Carlos Massa Ratinho Júnior, responsável pela decisão final.
Franco comemorou a indicação e disse que é o reconhecimento de 27 anos dedicados à advocacia, 25 deles atuando também em sala de aula – já são mais de 3.000 alunos em cursos de graduação durante esse tempo.
Aos 51 anos de idade, o advogado é o primeiro de Paranavaí a compor a lista sêxtupla da OAB-PR. Sabe que tem méritos próprios, pessoais e profissionais, mas faz questão de lembrar do esforço de todos os companheiros da Região Noroeste, especialmente aqueles que o precederam e os que o sucederam na presidência da Subseção da OAB em Paranavaí. “Me sinto amparado e ancorado pelos colegas.”
Franco também menciona a família. A dedicação à advocacia e à justiça foi aprendida com o pai, Alcindo de Souza Franco, vista como um verdadeiro legado que pretende honrar – seja atuando como advogado, seja como desembargador no TJPR.
Em caso de nomeação, o advogado Fábio Franco se mudará para Curitiba, sede do TJPR, e terá a oportunidade de atuar no poder estatal, então como agente da justiça no serviço público. O cargo de desembargador tem caráter permanente, com aposentadoria compulsória aos 75 anos de idade. Se não for escolhido, continuará atuando no escritório familiar Franco Advocacia.
Independentemente das decisões do TJPR na escolha da lista tríplice e do governador do Paraná na nomeação, Franco se apoia na fé para seguir os caminhos profissionais. “Sou temente a Deus. O que Deus encaminhar na minha vida será muito bem-vindo.”