Uma frente fria que atingiu o Paraná nesta semana trouxe a chuva e as baixas temperaturas de volta a diversas regiões do estado. A partir desta sexta-feira (9), a expectativa é que a instabilidade comece a perder força e dê lugar a uma massa de ar polar, que vai ingressar no estado e provocar o declínio acentuado das temperaturas.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), nesta sexta-feira (9) ainda pode chover no noroeste. Para Paranavaí, são esperados pouco mais de sete milímetros de chuva. O dia também amanheceu gelado na cidade, com mínima de 10°C. À tarde o tempo esquenta, mas a máxima não deve ultrapassar os 16°C.
Entre esta sexta-feira e sábado (10), a massa de ar polar se espalha pelo estado, condição que vai derrubar ainda mais as temperaturas, segundo o Simepar. “Devido às condições de forte declínio das temperaturas, são previstas geadas ao amanhecer. Mesmo em porções mais ao norte do Estado, há risco para formar geada em alguns municípios”, alerta o instituto meteorológico.
Paranavaí pode registrar neste sábado um dos dias mais frios do ano. A previsão do Simepar indica que a cidade deve ter mínima de apenas 6°C no amanhecer. O sol aparece entre poucas nuvens, mas a máxima não deve passar dos 18°C.
No domingo (11), o tempo volta a ficar nublado em parte do noroeste, mas não há previsão de chuva. Novamente, o dia será gelado, com temperaturas variando entre 7°C e 21°C em Paranavaí.
O início da semana ainda será com bastante frio, indica o Simepar. Na segunda-feira (12), apesar da nebulosidade ainda presente, as condições de estabilidade vão predominar e as baixas temperaturas serão destaque mais uma vez. A mínima em Paranavaí será de 8°C e a máxima, à tarde, pode chegar aos 20°C.