“O que é o Natal para você?”
Hoje apresentamos a Escola Municipal Pedro Real. A instituição de ensino, que tem como diretora a professora Simara Aparecida Belizio Florencio, participará do projeto com duas turmas de 5º ano, 64 alunos no total, sob o comando da professora Stéfanny Barranco do Nascimento.
HISTÓRICO
Escola municipal Professor Pedro Real – E.I.E.F. está localizada na Avenida Mauá, s/n, no Jardim Morumbi em Paranavaí.
495 alunos estão matriculados na instituição que atende os ensinos: Infantil em turno integral e parcial – 4 a 5 anos; Fundamental em turno parcial com ampliação da jornada escolar (anos iniciais) – 6 a 11 anos; as modalidades da Educação Especial em turno parcial – até 15 anos e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em turno parcial – estudantes com mais de 15 anos.
Iniciou o atendimento no ano de 1960 com o nome de Escola Isolada Morumbi e tinha Terezinha Jesus de PauIa como a única professora. Em 20 de abril de 1968 passou a chamar-se Casa Escolar Antônia Rodrigues de Oliveira e contava com aproximadamente 180 alunos e cinco professoras.
Em 1970 teve o primeiro prédio construído em alvenaria com quatro salas de aula e aproximadamente 300 alunos, uma cozinha e uma sala que funcionava como secretaria e almoxarifado.
Com o crescimento da comunidade escolar, houve a necessidade de nomear uma diretora. O poder executivo na época nomeou a professora Cleonice Cordeiro Famelli.
Em 1981 a Escola Municipal Antônia Rodrigues de Oliveira passou a dividir o prédio com a Escola Estadual Flauzina Dias Viégas, atendendo alunos de 5ª a 8ª série nos períodos vespertino e noturno. Foram construídas mais 6 salas de aula de madeira, totalizando 10 salas de aula.
Em 1990 atendia de 1ª a 4ª série e Educação Especial, perfazendo um total de 400 alunos, 20 professores, contando com os serviços de direção, supervisão pedagógica, orientação educacional, secretaria, merendeira e zeladora.
Em 1990, o poder executivo de Paranavaí iniciou a construção da Escola Municipal Professor Pedro Real – E.I.E.F.
Em 3 de agosto de 1991, o prefeito Rubens Felippe inaugurou o prédio recém-construído com: oito salas de aula, quatro salas para instalações dos serviços administrativos, cozinha, almoxarifado, depósito de merenda, banheiro para alunos e para professores e um espaçoso pátio.
A antiga Escola Municipal Antonia Rodrigues de Oliveira, agora funcionando em prédio novo, passou a se chamar Escola Municipal Professor Pedro Real – EPG, sob a direção da Professora Ivani Custódio da Silva.
Recebeu este nome em homenagem ao seu patrono, um ilustre professor que foi fundador de várias escolas e ginásios em Paranavaí e no Norte do Paraná. Nesta ocasião contava com aproximadamente 500 alunos matriculados.
O espaço físico da escola continuava sendo insuficiente, necessitando o uso de algumas salas da antiga escola. Em 1998, o poder executivo decide ampliar com mais três salas de aula.
Em 2003, o prefeito Deusdete Ferreira de Cerqueira ampliou a escola com mais três salas, uma biblioteca e uma quadra coberta.
No ano de 2008, o prefeito Mauricio Yamakawa ampliou a escola com um refeitório, área de serviço e uma ampla cozinha.
Em 2020, o atual Prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (KIQ) implantou o Turno Parcial com Ampliação da Jornada Escolar e hoje a escola atende 203 alunos, matriculados na “Ampliação da Jornada”. Realizam as atividades diversificadas dos macrocampos como: oficina de contação de histórias, canto coral, teatro, iniciação musical, bandas de metais e fanfarras, dança, ballet, capoeira, judô, violino, violoncelo, viola clássica, guitarra, flauta doce, bateria, percussão e aulas de reforço escolar.
Comentários 0