(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

SENADO

Aprovada PEC que limita decisões monocráticas no STF

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira (4), por unanimidade, a PEC 8/2021, de autoria do líder do Podemos, senador, Oriovisto Guimarães, que limita as decisões monocráticas no Supremo Tribunal Federal (STF). “O Supremo tem de aprender a ser um colegiado. Quando um único ministro decide sozinho, fica com um poder absurdo”, disse Oriovisto.

Relatada pelo senador Espiridião Amin (PP-SC), a PEC propõe medidas como a definição de prazos para pedidos de vista em processos judiciais e a exigência de maioria absoluta de votos dos membros para suspender a eficácia de leis e de atos normativos de amplo alcance, vedando assim decisões unilaterais e monocráticas.

A proposta estabelece ainda que, após a aprovação de pedidos cautelares em defesa da constitucionalidade, o julgamento de mérito deve ocorrer em até quatro meses. “Pela regra atual, um ministro do Supremo pode derrubar uma lei que passou pelo crivo de 513 deputados, 81 senadores e o presidente da República. Esse desequilíbrio tem que acabar”, acrescentou Oriovisto.

A matéria segue agora para apreciação no plenário do Senado.

Compartilhe: