REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Os municípios atendidos pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranavaí somam 44 instituições de ensino da rede estadual e aproximadamente 17 mil alunos, que após o período de férias iniciam, na próxima segunda-feira (5 de fevereiro), o ano letivo de 2024.
Os preparativos para receber os estudantes transcorrem dentro da normalidade, garantiu o chefe do NRE Emerson Branco. “Fizemos a distribuição de aulas, e a maioria dos professores já tem as turmas definidas.”
Nesta semana, os docentes terão atividades pedagógicas. Serão dois dias de planejamento – quinta e sexta-feira – para a avaliação dos resultados de 2023 e a organização de 2024. Os professores identificam pontos que merecem atenção, retomam conteúdos e definem estratégias para melhorar os índices escolares.
Os alunos que ainda não foram matriculados podem realizar o procedimento pela internet, acessando o site da Secretaria de Estado da Educação (Seed). É preciso entrar no campo chamado de área do aluno e preencher as informações solicitadas. Em caso de dificuldade, a orientação é buscar auxílio junto à secretaria da escola.
Emerson Branco afirmou que não há déficit de vagas na rede estadual de ensino. O que pode ocorrer é a família não conseguir matricular o estudante na escola desejada. Em casos assim, o nome é incluído em uma lista de espera para eventual transferência de estabelecimento.
Tempo integral – O chefe do NRE de Paranavaí destacou a ampliação do número de escolas com ensino em tempo integral. Era apenas uma em 2021, a Escola Estadual do Campo Barão de Lucena, em Nova Esperança. No ano passado, a rede contou com 11 estabelecimentos nesse formato. Em 2024 serão 15.
Emerson Branco avaliou: “O aluno fica um período maior na escola e recebe mais assistência. Em vez de cinco ou seis aulas, passa para nove. Não só aumenta a carga de conteúdo como adquire novos conhecimentos”.
Outro aspecto importante é que a escola em tempo integral se torna um ambiente seguro, longe dos perigos das ruas por período mais longo, e ainda garante pelo menos cinco refeições por dia.
Segundo o chefe do NRE, a merenda já chegou às escolas estaduais. “Todas estão preparadas.” Itens perecíveis serão entregues com menor antecedência, para que sejam devidamente aproveitados e não haja desperdício.
Rede municipal – Em Paranavaí, os centros municipais de educação infantil retomaram as atividades com as crianças na segunda-feira (29); nas escolas, as aulas começam no dia 7 de fevereiro.
São mais de 9.400 alunos matriculados, todos com vaga garantida, anunciou a secretária de Educação de Paranavaí, Adélia Paixão, em resposta recente ao Diário do Noroeste.
Na ocasião, demonstrou confiança no trabalho das equipes pedagógicas e dos professores. Afirmou que estão preparados e que 2024 será um ano produtivo e de muito aprendizado.