(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

PARANAVAÍ

Ballet de Londrina abre programação do 11º Festival de Dança de Paranavaí nesta sexta

Começa nesta sexta-feira, dia 8 de julho, a programação de apresentações do 11º Festival de Dança de Paranavaí. E para abrir em grande estilo, o município recebe o Ballet de Londrina com a apresentação gratuita do espetáculo “Oração pelo fim do mundo”. O espetáculo será apresentado na Casa da Cultura Carlos Drummond de Andrade, às 20h. Lembrando que, por conta do número limitado de cadeiras, é necessário retirar o ingresso antecipadamente na Casa da Cultura ou na Fundação Cultural.

Em 2017, quando o Ballet de Londrina estreou “Oração pelo fim do mundo”, espetáculo sobre os conflitos de convivência em um mundo em colapso, ninguém imaginava o longo e difícil período que a humanidade atravessaria a partir de 2020, com o novo coronavírus. A pandemia interrompeu a circulação da montagem por onze cidades do Paraná. Nos últimos meses, a companhia retomou as apresentações presenciais e agora chega a Paranavaí.

“Oração pelo fim do mundo” é uma das montagens de maior sucesso da safra recente do Ballet de Londrina. Ele leva para a cena dez dançarinos para abordar os conflitos humanos em pleno século XXI. A coreografia investe em formações coletivas e traz cenas de contundência teatral para evocar reflexões sobre a intolerância, a violência, o preconceito, o bullying, o ataque às minorias, o ódio pela diferença e o genocídio. A montagem se apresenta como uma súplica de misericórdia e um grito de espanto diante dos horrores praticados pela humanidade contra a própria humanidade. Em meio à devastação, surgem laivos para pensar a necessidade do diálogo, a urgência da empatia e a reconquista da nossa delicadeza perdida.

Por abordar temas atuais e propor um recomeço mais fraterno, o espetáculo tem um significado tocante neste momento de retomada. “Já apresentamos em quatro cidades paranaenses neste retorno e a emoção sempre está presente tanto na plateia quanto no elenco. É muito bonito poder retomar os encontros no contexto da arte, ainda mais com um espetáculo que leva a gente a pensar sobre a importância do próximo, sobre a necessidade de convivência pacífica”, opina o diretor da companhia Marciano Boletti.

“Oração pelo fim do mundo” tem coreografia de Leonardo Ramos, direção de produção de Danieli Pereira, iluminação de Ricardo Grings e conta com os seguintes bailarinos: Alessandra Menegazzo, Ariela Pauli, Higor Vargas, Ione Queiroz, Lucas Manfré, Matheus Nemoto, Nayara Stanganelli, Thaisa Morais, Viviane Terrenta e Wesley Silva. A classificação indicativa da montagem é de 16 anos.

A turnê é apresentada e tem apoio exclusivo da Copel, por meio de projeto aprovado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Comunicação Social e Cultura e do Governo do Estado do Paraná. A realização é da Funcart (Fundação Cultura Artística de Londrina) e da Prefeitura Municipal de Londrina.

Serviço:

“Oração pelo fim do mundo” – Ballet de Londrina

Dia 8 de julho (sexta-feira), às 20h, na Casa de Cultura Carlos Drummond de Andrade

Classificação indicativa: 16 anos

Duração: 60 minutos

*Apresentação gratuita (retirada de ingressos antecipadamente na Casa da Cultura ou na Fundação Cultural)

Ficha Técnica:

Direção: Marciano Boletti

Coreógrafo da obra: Leonardo Ramos

Assistente de Direção/Direção de Produção: Danieli Pereira

Elenco: Alessandra Menegazzo, Ariela Pauli, Higor Vargas, Ione Queiroz, Lucas Manfré, Matheus Nemoto, Nayara Stanganelli, Thaisa Morais, Viviane Terrenta e Wesley Silva

Criação de luz e operação: Ricardo Grings.

Compartilhe: