REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Ao longo desta semana, Paranavaí pode alcançar a marca de 30 graus. Com as temperaturas elevadas desde o início do mês, dá até para esquecer que o inverno começou há quase um mês, no dia 21 de junho. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o calor fora de época tem explicação, bloqueios atmosféricos sobre o Estado.
O meteorologista Samuel Braun explica que os bloqueios atmosféricos ocorrem quando ventos em diferentes níveis impedem o avanço de frentes frias. Essa condição também interfere no volume de precipitação. “A chuva está bem abaixo da média em boa parte do Paraná.”
A Região Noroeste e o Norte Pioneiro foram as áreas mais afetadas pela seca. Em Paranavaí, o volume acumulado de 1º a 18 de julho ficou em 2,4 milímetros; a média histórica para o período é de 61,3 milímetros. Maringá registrou 1,4 milímetros, sendo a média 75,4. Com a mesma marca histórica, Londrina teve somente 0,2 milímetros de precipitação.
Braun informa que houve alguma situação de chuva durante os 18 dias do mês, quando uma frente fria conseguiu avançar com um pouco mais de intensidade, mas novamente se configura sobre o Sul do Brasil um bloqueio atmosférico. “Então, nós teremos mais uma sequência de dias sem chuva no Paraná.”
A previsão do Simepar para esta quarta-feira em Paranavaí é de temperaturas variando de 18 a 27 graus. Na quinta-feira, mínima de 18 e máxima de 29 graus. A sexta-feira terá registros de 17 a 29 graus. Nos três dias, o tempo será de céu claro. A marca mais elevada é esperada no domingo, 30 graus. Não há indicação de chuva até o fim da próxima semana.