Lula e Bolsonaro lado a lado. Logo ali, na Praça dos Pioneiros, em Paranavaí.
O rosto de cada um estampa toalhas comercializadas por seo Marcos Antônio Marques. As do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficam à esquerda. As do atual, Jair Messias Bolsonaro, à direita.
As peças chamam a atenção de quem passa pelo local e estão garantindo a renda mensal do vendedor de 62 anos. Cada uma custa R$ 35, e tem promoção: na compra de três, o cliente paga R$ 100.
As toalhas de Bolsonaro têm mais procura, com proporção de sete para três. Nenhuma surpresa para seo Marcos, afinal, o Paraná tem um histórico de preferência por candidatos de partidos de direita, avalia o vendedor.
Em Paranavaí não é diferente. Para se ter uma ideia, nas eleições presidenciais de 2018, Jair Bolsonaro foi para o segundo turno com o petista Fernando Haddad e obteve 73% dos votos válidos, contra 27% do adversário.
Agora, ao que tudo indica, o atual presidente disputará o Palácio do Planalto com Lula, que tem liderado as principais pesquisas de intenção de votos para o pleito deste ano.
O embate político entre as duas figuras se estende para as redes sociais e chega até as ruas. Basta ver: enquanto conversava com o Diário do Noroeste, seo Marcos foi provocado por um motorista que passava ao lado da Praça dos Pioneiros. “Quanto custa a bandeira do Lula?”, “Trinta e cinco reais”, “Vou levar uma para queimar”.
Preferências à parte, os compradores são os mais diversos, jovens, adultos, idosos, homens e mulheres. A venda das toalhas está sendo um sucesso e em 30 dias já foram comercializadas 200 unidades.
Seo Marcos fica na Praça dos Pioneiros de segunda a sexta-feira, sempre no período da tarde. Aos sábados, chega pela manhã. Ele garante que está preparando novidades para as próximas semanas e convida a população a conhecer os produtos.
(Reinaldo Silva – reinaldo@diariodonoroeste.com.br)