REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Nesta segunda-feira (11), os vereadores de Paranavaí apreciam, em segunda discussão, a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2023. O texto enumera previsões de receitas e despesas da Administração Municipal, incluindo todas as secretarias, autarquias, fundos, previdência social e Poder Legislativo.
Também serão votados os projetos de lei que incluem no calendário oficial a “Corrida Cidade de Paranavaí” e o concurso “Miss Paranavaí”, além da proposta que cria a opção para os agentes de apoio educacional efetivos receberem o complemento salarial até o piso do magistério.
Será a última sessão ordinária antes do recesso parlamentar, que se estenderá até agosto. Durante esse período, a Câmara de Vereadores manterá os trabalhos internos, as análises jurídicas e os atendimentos ao público. As comissões também seguirão atuando normalmente.
De acordo com a procuradora do Legislativo, Gisele Piperno Garcia, o presidente Leônidas Fávero Neto poderá convocar sessões extraordinárias a qualquer momento, a depender da urgência de textos apresentados pelo Executivo ou caso surjam outras demandas.
Comissão processante – Mesmo durante o recesso, a comissão que avalia a denúncia de quebra de decoro parlamentar contra o vereador Roberto Cauneto Picoreli (Pó Royal) manterá as etapas do processo. O grupo tem 90 dias, contados a partir de 20 de maio, para concluir a investigação.
Pó Royal está afastado das funções na Câmara de Vereadores. É acusado de perseguir, ameaçar e chantagear ex-namoradas, fatos negados por ele, que também diz ser vítima de um movimento político para impedir que se candidate a deputado federal. Na tarde desta segunda-feira, Pó Royal será ouvido pela comissão processante.