Dezenas de pessoas participaram na manhã desta quinta-feira (31) da 2ª Caminhada de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, em alusão à Campanha Agosto Lilás, mês de conscientização sobre o combate à violência contra a mulher. Os participantes, usando camiseta branca ou lilás, fizeram uma caminhada saindo do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) em direção à Prefeitura e depois retornaram ao Centro ontem aconteceram apresentações artísticas relativas ao tema.
“Agosto Lilás” é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes. A campanha Agosto Lilás comemora o aniversário da Lei Maria da Penha, que em 2023 está completando 17 anos.
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) desenvolve ações às pessoas que se encontram em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos ou contingência, que demandam intervenções especializadas da proteção social especial, como é o caso da violência contra mulher.
Quem está passando por uma situação de violência ou conhece alguém que esteja, deve denunciar ligando para o 180 – uma central de atendimento gratuito e confidencial para as mulheres, que funciona 24 horas por dia.