O rádio, pai da televisão, se mantém o grande companheiro e amigo das pessoas
Num desses dias, com base em estudos realizados pelo Kantar Ibope, foi destacada aqui a facilidade do rádio em se comunicar com as pessoas. A ligação direta com os ouvintes, como a sua principal característica, mesmo com as diferenças observadas ao longo dos tempos.
Não por acaso, desde sempre ser o grande celeiro de vários comunicadores.
No Rio, Belo Horizonte e Porto Alegre, entre outros grandes centros, tudo continua como sempre foi, com aquela mesma rádio falada e amiga, a que conversa com os ouvintes, informando, prestando serviços, tocando música e levando as amenidades mais diversas. O antigo AM mudou para o FM e tudo continua do mesmo jeito, não por acaso se mantendo muito forte e conquistando a atenção das pessoas.
Em São Paulo, lamentavelmente, já há alguns anos deixou de ser assim. Apenas a rádio Capital ainda mantém essas características, mas bem distante de lembrar o que já foi.
E quando se fala de rádio, difícil esquecer os tantos nomes importantes, que construíram essa história. Ou, por exemplo, não lembrar de Hélio Ribeiro(1935-2000), um dos maiores, que no seu “Poder da Mensagem” dizia coisas assim:
Meu nome é rádio
Minha mãe é dona Ciência
Meu pai é Marconi
Sou descendente longínquo do telégrafo
Sou o pai da televisão
Fisicamente sou um ser eletrônico
Meu cérebro foi concebido e formado por válvulas
Mas minhas artérias são fios por onde percorre o sangue da palavra
Eu sou o rádio
TV Tudo
Tá parado
Muita gente pergunta, até porque saíram daqui as primeiras informações, sobre o Canal 21. Novidade zero.
Existiu todo um trabalho para o lançamento de uma nova TV esportiva, grade montada e até pilotos gravados, mas foi tudo suspenso às vésperas de entrar no ar. Difícil informar o que aconteceu, porque ninguém fala. Virou meio que um assunto proibido.
Aí vem você…
E pergunta: ainda vai ter o 21 esportivo? Tudo indica que não. Onde pegou também ninguém sabe explicar, mas poucos acreditam na reativação do projeto.
Deve cair no esquecimento.
Futebol e churrasco
Mauro Naves esteve na Rede TV! para gravar o “Na Grelha com Netão”, de Domingos Neto, ainda sem data de exibição.
Durante o programa, e atualmente no Grupo Disney, Mauro falou sobre os 35 anos de carreira no jornalismo esportivo.
(Divulgação Rede TV!)
Participação
Sobre o primeiro jogo entre Corinthians e Fortaleza pela Sul-Americana, com transmissão do SBT na TV aberta, estreia do Cléber Machado, e o melhor em audiência até o momento, um detalhe: a participação das mulheres cresceu em um ponto. Bom que o Cléber não saiba disso, porque poderá se achar.
Na próxima terça, um dos dois times deixa a competição.
Encontros
Direção da Band e a cúpula da Fórmula 1 já têm realizado reuniões com vistas a organização e transmissão do GP Brasil, em Interlagos. Existe o desejo de implantar algumas novidades em relação aos anos anteriores.
Prova marcada para o dia 5 de novembro.
Organização
Em relação à próxima novela das sete da Globo, “A Vovó Sumiu”, tocada pela dupla Daniel Ortiz e Fred Mayrink, a sua produção está avançada. Incluem-se por aí providências para uma viagem de navio logo no primeiro capítulo.
Nathalia Dill, depois de “Guerreiros do Sol”, do Globoplay, será uma das passageiras a bordo.
Bom lembrar
Como muita gente boa ainda faz confusão a respeito, vale esclarecer de vez:
– o que é feito para o cinema, é filmado; para vídeo ou outro qualquer do gênero, gravado. Simples assim. Gravar filme e filmar reportagem, há talvez até quem cometa loucuras, mas não é o usual.
Queimação
Falta de aviso não foi: a Rede TV!, outra que não faz conta e nem tem ninguém como diretor de programação, jogou o Jorge Lordello na fogueira com o “Hora de Ação”. Ele que vinha tão bem com o “Operação de Risco”.
Feita a besteira, diminuíram sua duração. Não tem mais nem meia hora de arte.
Beabá
Qualquer um, no “jardim da infância” da TV, sabe que lançar programa, onde já existem outros brigando no mesmo campo, é sempre um convite ao fracasso.
No caso era só fazer a conta: com o “Hora de Ação”, a Rede TV! teria condições de encarar “Cidade Alerta” e “Brasil Urgente”?
Roda
Ailton Graça será o convidado do “Roda Viva”, na Cultura, em 6 de novembro.
Tudo muito por causa de “Mussum, o Filmis”, que chegará aos cinemas alguns dias antes. Escrito por Paulo Cursino e dirigido por Silvio Guindane, o filme conquistou seis Kikitos no 51º Festival de Cinema de Gramado.
Bate – Rebate
• Os documentários para o digital do SBT, sobre personalidades importantes da sua história, receberam depoimentos de Luan Santana e Tom Cavalcante.
• O Globoplay vem com um trabalho forte na promoção da série “Justiça 2”, prevista para outubro….
• … Seu primeiro episódio será exibido em um especial de lançamento.
• Joyce Ribeiro retomou seu expediente no jornalismo da TV Cultura, após um período fora para o lançamento do livro “Chica da Silva – romance de uma vida”…
• … Ela participou de eventos em Lisboa e também em Cabo Verde.
• Igor Cotrim, recém-saído de “Reis”, está rodando um curta em Minas Gerais, “Vazio”…
• … Além de atuar, ele também escreveu o roteiro.
• José Armando Vannucci participa do “Manhã do Ronnie”, nesta quinta, na Rede TV!.
• Está confirmado para o próximo dia 5, a estreia de “Rodeio Rock” nos cinemas…
• … O filme tem Carla Diaz e Lucas Lucco nos principais papéis.
C´est fini
O talk show do Rafael Portugal no Multishow, entre outubro a novembro, terá um total de 20 episódios.
Marisa Orth, o rapper Gustavo Pereira Marques, conhecido como Djonga, e Pequena Lô estão entre os convidados. A segunda temporada vai depender dos resultados da primeira.
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!