Mesmo com os recessos de Carnaval, o Hemonúcleo Regional de Paranavaí terá expediente normal na próxima semana. As coletas de sangue são feitas de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h e das 13h às 14h30, com exceção de quarta-feira, quando o atendimento é exclusivamente pela manhã.
De acordo com o chefe da unidade, Lucas de Oliveira, os estoques de bolsas de sangue se mantêm regulares e são suficientes para atender a demanda. Para que a situação siga dentro da normalidade, é necessário que as doações sejam constantes, inclusive durante o recesso de Carnaval.
O Hemonúcleo Regional de Paranavaí abastece 25 hospitais do Noroeste e contribui com a rede estadual quando há déficit.
Etapas – O voluntário passa por algumas etapas, começando com o cadastramento e a apresentação de documentos pessoais para a devida identificação. Segue com a triagem clínica e, então, a coleta. Por último, um lanche é servido para garantir a hidratação do doador. Todas essas etapas levam de 40 minutos a uma hora.
Assim que o sangue é coletado, passa pelo processamento. Se não houver impedimento para a doação, é distribuído em bolsas de plaqueta, plasma e hemácias. O volume médio é de 450 mililitros, podendo chegar a 480, dependendo de fatores como peso, altura e avaliação clínica do doador.
Quem pode doar – É preciso ter entre 16 e 69 anos de idade. Menores, só com autorização de um responsável legal. Idosos devem ter feito a primeira doação antes dos 60. É necessário estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e estar alimentado, evitando alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação.
São condições impeditivas: resfriado (aguardar até sete dias após o fim dos sintomas), gravidez, amamentação, ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e infecções sexualmente transmissíveis.
Serviço – O Hemonúcleo Regional de Paranavaí fica na Rua Rio Grande do Sul, 2.490, próximo à Santa Casa. Os telefones para contato são (44) 3421-3588 e 3421-3596.