REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O controle de natalidade de cães e gatos evita o abandono. É também uma questão de saúde pública, tanto para os animais quanto para os seres humanos, à medida que reduz a circulação de doenças. Pensando nisso, a Prefeitura de Paranavaí e o Governo do Estado organizaram esta semana um mutirão de castração, com previsão de 1.085 procedimentos até este sábado (11).
A ação coordenada contou com a participação do deputado federal Tião Medeiros, que destinou R$ 200 mil a Paranavaí para a promoção do bem-estar animal através de emenda parlamentar. A liberação do recurso financeiro aconteceu no ano passado, quando ele atuava na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
Agora no Congresso Nacional, Tião Medeiros disse que os propósitos são os mesmos de antes e que a causa animal não será esquecida. Ao contrário, se depender dele ganhará proporções ainda maiores. “Vou lutar pelas mesmas bandeiras”, garantiu.
Nas redes sociais, o deputado federal comemorou a execução do programa de castração e parabenizou a Prefeitura de Paranavaí por abraçar a causa. Na mesma publicação, Tião Medeiros informou que na próxima semana haverá ação semelhante em Cidade Gaúcha, também com verba destinada por ele enquanto estava na Alep, R$ 25 mil.
Em Paranavaí, o mutirão é no Centro de Eventos Armando Trindade Fonseca. Os animais foram cadastrados e cada procedimento agendado. Quando os cuidadores chegam, o pet passa por uma avaliação com veterinário e em seguida pela pesagem. Começam, então, os procedimentos pré-operatórios com aplicação dos anestésicos. O próximo passo é a castração.