REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
As artes e as letras dividiram espaço e contaram histórias na 42ª Semana Literária e Feira do Livro do Sesc Paranavaí. Mais de 700 pessoas de diferentes municípios da Região Noroeste visitaram o evento e participaram das atividades desenvolvidas ao longo dos quatro dias (4 a 7 de outubro).
Crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos conferiram a exposição de obras do artista plástico Roberto Persil; conversaram com os escritores Bruno Ribeiro, Luís Henrique Pellanda e Anderson Novello; assistiram ao espetáculo “O reino dos bonecos”, da Cia. Curimim Açu; vivenciaram a oficina “O corpo enquanto território”, com Thays Pretti; acompanharam as contações de histórias de Patrícia Maia e Rô Fagundes; e prestigiaram o lançamento da 8ª Coletânea Sesc de Contos Infantis.
No espaço dedicado à tipografia, uma homenagem ao Diário do Noroeste, segundo jornal impresso mais antigo do interior do Paraná, prestes a completar 68 anos – o aniversário de fundação é comemorado no dia 23 de outubro. A Folha de Londrina é anterior e em novembro completará 74 anos.
A parceria entre o Sesc Paranavaí e o DN levaram o editor-chefe, Adão Ribeiro, a um bate-papo com alunos da rede municipal de ensino. No dia de abertura da 42ª Semana Literária e Feira do Livro, ele falou sobre a importância do jornal impresso e da informação de credibilidade.
Foi um evento construído a várias mãos, disse a técnica de Educação do Sesc Paranavaí, Tânia Mara Volpato. Os preparativos começaram em fevereiro, desde a organização das ideias até a elaboração da programação e o contato com os convidados. Depois vieram a preparação do ambiente e a decoração.
O gerente Marco Scoz destacou a atuação de toda a equipe e lembrou que até mesmo crianças e adolescentes que fazem parte dos programas educativos e sociais do Sesc Paranavaí deixaram suas impressões digitais.
A técnica de Cultura e Ação Social Luciana Guedes explicou que o objetivo da ambientação foi além do incentivo à leitura, mas proporcionar uma experiência sensorial para os visitantes. A unidade do Sesc Paranavaí se transformou em um lugar lúdico, que levou as pessoas a brincarem.
A 42ª Semana Literária e Feira do Livro permitiu que se vissem através da história – na literatura, nas artes, nas páginas de jornal.
Terminado o evento, já é tempo de começar a pensar na próxima edição, garantiu Tânia Mara Volpato, e buscar elementos novos para fazer com que seja cada vez maior e alcance leitores de todo o Noroeste do Paraná.