Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Grande público acompanhou o último turno de votação, na noite de segunda-feira - Foto: Ivan Fuquini

VOTAÇÃO AGITADA

Com projeto aprovado, nova base de cálculo do IPTU entrará em vigor em 2027 em Paranavaí

Na última segunda-feira, nove vereadores votaram a favor da proposta e cinco se posicionaram contra. Com o resultado, texto segue para a sanção do prefeito

Nove votos favoráveis e cinco contrários. Esse foi o resultado da votação do projeto que atualiza a base de cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Paranavaí. A discussão em segundo turno teve mudança de posicionamento e manifestações constantes de quem assistia à sessão ordinária na Câmara de Vereadores na noite de segunda-feira (18).

O reajuste da planta genérica de valores (PGV) foi proposto pela prefeitura em dezembro de 2025, seguindo orientação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), já que essa revisão não é aplicada desde 2010.

Diante da recomendação e sob alegado risco de perder acesso a convênios com os governos estadual e federal, a administração municipal elaborou o Projeto de Lei Complementar 14/2025, que, posto à luz para a comunidade paranavaiense, gerou debates intensos.

A proposição original foi rechaçada pelos parlamentares. O texto previa tributação equivalente a 60% do valor venal do imóvel – ou valor de mercado – e dedução de R$ 45 mil.

Os vereadores discordaram do índice inicial e apresentaram uma emenda modificativa diminuindo para 39,85%. Na prática, a nova proposta resultaria em cobrança sobre menos de 40% do valor de mercado do imóvel, e não mais 60%. Também propuseram outras alterações na matéria inicial.

Mesmo com a mudança, a atualização da PGV se manteve no centro das discussões em Paranavaí. Quando chegou ao plenário para apreciação em primeiro turno, no dia 11 de maio, o PLC 14/2025 com obteve 10 votos favoráveis e cinco contrários.

Na ocasião, votaram “sim”: Antonio Marcos Sampaio, Aparecida Gonçalves, Carlos Alberto João, Carlos Augusto Pereira de Lima, Gabriel dos Santos Luiz, Ivany Azevedo, José Galvão, Josival Moreira, Luís Aparecido da Silva e Maurício Miranda.

Disseram “não”: Antônio Carlos Utrila Garcia, Maria Clara Gomes, Rauny Rici Aguiar, Roberto Marrique e Waldur Trentini.

Na última votação, durante a sessão ordinária desta segunda-feira, uma mudança de posicionamento surpreendeu. Ivany Azevedo apôs voto contrário ao projeto e às emendas.

Justificou: “Como o meu mandato pertence ao povo, e não a mim, eu entendi os apelos desta comunidade e, diante dos argumentos apresentados, reformulei minha convicção, mudei o meu voto neste segundo turno de votação. A política ela se faz nas ruas, ouvindo as pessoas”.

O reposicionamento de Ivany Azevedo, no entanto, não foi suficiente para impedir a aprovação do PLC 14/2025.

Em vez de 10 votos favoráveis, como o cenário se desenhou na primeira semana, foram nove. Os discordantes totalizariam seis, mas a ausência de Maria Clara Gomes na sessão manteve cinco vereadores contrários.

Com o resultado, o texto segue agora para a sanção do prefeito Mauricio Gehlen e entrará em vigor a partir de 2027.

Fonte: REINALDO SILVA - Da Redação

Compartilhe: