A fidelidade no mundo animal é coisa séria, seja por motivos de sobrevivência ou por força dos genes. No caso dos pássaros, por exemplo, a demora no desenvolvimento dos filhotes é um estímulo para que o casal permaneça sempre junto, garantindo o bem-estar de todos!
Conheça agora 3 exemplos de animais que são monogâmicos até depois da morte do parceiro.
Cisne
Os cisnes são animais extremamente fiéis, assim como a grande maioria das aves. Depois de pôr os ovos, é a fêmea quem cuida deles, mas o macho ajuda na tarefa. Se algum outro macho chega perto, ele é capaz de demonstrar agressividade para proteger sua amada e seus filhotes. Eles criam laços duradouros com seu parceiro e, depois de sua morte, nunca mais tem olhos para outro cisne.
Coruja
As corujas são muito fiéis durante o ano todo e não somente na época de acasalamento. O macho cuida de sua fêmea e cuida também da alimentação de todos. Além disso, são animais extremamente protetores, sendo muito comum a mãe perder a vida para manter vivo os filhotes de predadores com o dobro ou triplo de seu tamanho.
Pinguim
Várias espécies de pinguim são consideradas monogâmicas. Esses animais ajudam na criação dos filhotes: enquanto um cuida, o outro protege do frio, de predadores e percorrem longas distâncias para trazer alimento para a família. O pinguim de penacho amarelo, por exemplo, volta ao lugar onde nasceu para conhecer seu amor, jurando fidelidade até o último dia de sua vida.