(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Com a retomada do turismo, Crea-PR amplia a fiscalização na rede hoteleira
Com a retomada do turismo, Crea-PR amplia a fiscalização na rede hoteleira

SEGURANÇA

Crea-PR fiscaliza 268 hotéis após retomada do setor do turismo

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) realizou 1.183 ações de fiscalização em hotéis de todo o Estado. Ao todo, foram 268 estabelecimentos fiscalizados pelos agentes da autarquia durante a primeira quinzena de dezembro. A ação faz parte do calendário do Crea-PR após retomada do setor do turismo, diante do avanço da vacinação da Covid-19.

A regional de Curitiba foi a que mais inspecionou esse tipo de empreendimento. Do total das fiscalizações, 40% aconteceram na capital do estado e no Litoral. Em segundo lugar aparece a regional de Cascavel, com 28%. Na sequência, Ponta Grossa (8%); Maringá (7%); Londrina (6%); Apucarana (5%); Guarapuava (3%) e Pato Branco (3%). “Constatamos que 484 atividades estavam totalmente regulares e outras 83 atividades eram prestadas por outros conselhos”, explica a Gerente do Departamento de Fiscalização do Crea-PR (Defis) e Engenheira Ambiental, Mariana Maranhão.

Entre as irregularidades encontradas estão falta de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) 81; falta de registro de Pessoa Jurídica (77); exercício ilegal da profissão Pessoa Jurídica (8); falta de responsável técnico (6) e exercício ilegal da profissão Pessoa Física (3). Nos locais onde havia algum tipo de irregularidade, os agentes entregaram um ofício de fiscalização, que orienta quanto à necessidade do serviço.

Foram realizadas também inspeções relacionadas à manutenção de elevadores, ar-condicionado, centrais de gás, Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), controle de pragas e vetores, geradores de energia elétrica e programa de manutenção, controle e operação.  “Os resultados ainda são parciais porque alguns processos estão em andamento. Já existem alguns resultados positivos. 62 locais já sanaram a irregularidade antes do auto”, adianta Mariana.

 A ação de fiscalização em hotéis tem como objetivo verificar se a manutenção e instalação de itens ou equipamentos estão em dia e se estão sendo realizadas por profissionais habilitados. Também é checada a existência da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de serviços. A ART identifica de forma legal, objetiva e rastreável, que a obra foi planejada e executada por um ou mais profissionais legalmente habilitados pelo Crea, e que cabe exclusivamente a este, ou a estes profissionais a responsabilidade técnica pela obra ou serviço realizado.

O trabalho foi realizado em parceria com os Creas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Foi a primeira ação inédita neste formato. Concentramos esforços em locais que recebem um número considerável de turistas com a temporada de verão ou que são atrativos turísticos”, acrescenta a gerente do Defis.

O presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha reforça que a fiscalização ajuda a minimizar os riscos de acidentes. “Em um hotel são diversas as atividades que exigem a existência de um engenheiro. É fundamental que as manutenções estejam em dia e sejam feitas por profissionais habilitados ou por empresas com registro junto ao Conselho. Nossa intenção não é a autuação dos empreendimentos, mas que os responsáveis estejam de olho na regularização de itens ou equipamentos”, reforça.

Compartilhe: