REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Nas eleições deste ano, Paranavaí lançou cinco candidatos a deputado estadual. O objetivo era manter a representação política na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que se estendeu por 16 anos. Durante esse período, foram dois mandatos consecutivos de Teruo Kato (2007-10 e 2011-14) e dois de Tião Medeiros (2015-18 e 2019-22). No último domingo (2), no entanto, nenhum dos postulantes conseguiu atingir a votação necessária para se eleger.
Entre os cinco concorrentes, o vereador Leônidas Fávero Neto (Cidadania) recebeu o maior número de votos, 34.894. Desse total, 22.784 foram obtidos em Paranavaí.
O ex-prefeito Rogério José Lorenzetti (PSD) somou 22.830 votos, sendo 11.048 contabilizados em Paranavaí.
Pela ordem de preferência dos eleitores, Marcia Felipe (PSDB) apareceu em terceiro lugar entre os candidatos locais e conseguiu 887 votos, pouco mais da metade em Paranavaí, 454.
Daiane Lahis (Progressistas) foi a candidata escolhida por 736 votantes de todo o Paraná. Considerando somente as urnas eletrônicas de Paranavaí, fez 455 votos.
Por fim, com o menor número entre os postulantes residentes em Paranavaí, Osésa Rodrigues recebeu 692 votos, sendo 511 de eleitores da cidade.
O Diário do Noroeste conversou com os dois candidatos mais votados e perguntou como avaliam a campanha e qual futuro vislumbram a partir do resultado da eleição. Pela ordem de preferência dos eleitores, reproduzimos a seguir algumas declarações de Leônidas Fávero Neto e Rogério José Lorenzetti.
Leônidas – Doutor Leônidas disse que o período em que esteve nas ruas, conversando com a população, foi muito rico. Pôde escutar os anseios dos moradores e, sobretudo, conhecer mais de perto a realidade da Região Noroeste. “Foi uma campanha limpa, respeitamos todas as candidaturas.”
Não sendo eleito deputado estadual, segue atuando na Câmara de Vereadores de Paranavaí. A princípio, espera as novas configurações políticas para decidir se entrará em novo pleito nos próximos anos. “Temos um grupo grande e forte, com muitos nomes para apresentar.”
Em entrevista coletiva na manhã de ontem (3), o deputado federal eleito Tião Medeiros disse que, na condição de 1º suplente, Doutor Leônidas tem chances reais de assumir uma cadeira na Alep, basta que o governador reeleito, Carlos Massa Ratinho Júnior, chame um dos novos deputados estaduais do Cidadania para compor sua equipe gestora.
Tião Medeiros também sugeriu que Doutor Leônidas possa voltar à disputa eleitoral em 2024, concorrendo à Prefeitura de Paranavaí. “Se ele quiser, poderá ser o nome do grupo”, disse o deputado federal eleito.
Rogério – O ex-prefeito Rogério Lorenzetti chegou à oitava eleição. “Tive sucesso em algumas, em outras não.” Classificou a campanha eleitoral como silenciosa, sem grandes eventos reunindo a população, mas com foco principal nas redes sociais e nas campanhas de rádio e tevê.
Não sendo eleito, garantiu que continuará buscando soluções para as demandas regionais, como tem feito ao longo de sua vida dedicada à política. “Sempre fui muito participativo e honrei a confiança que os eleitores depositam em mim.”
Apoiando-se no bom relacionamento com o governador Ratinho Júnior e considerando o fato de ambos serem mesma sigla (PSD), Rogério Lorenzetti afirmou que existe a possiblidade de compor a equipe de governo – se não ele, alguém do mesmo grupo político que represente o Noroeste do Paraná.