O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) publicou nesta segunda-feira (06) os resultados finais das licitações para reformar 42 Obras de Arte Especiais (OAE) em rodovias estaduais das regiões Noroeste e Centro-Oeste. Serão investidos R$ 29.818.247,67 nas obras que contemplam pontes, galerias, viadutos e passa gado, beneficiando 45 municípios das duas regiões.
Com as publicações, tem início período de cinco dias úteis para interposição de recurso quanto aos resultados. Caso algum seja protocolado, a empresa objeto terá igual período para apresentar contrarrazões, com ambos documentos sendo analisados pela comissão de julgamento do DER/PR, que irá tomar uma decisão final.
Concluída esta etapa, os processos seguem para homologação do resultado, publicada em Diário Oficial, e daí iniciam os trâmites internos para assinatura dos contratos.
Melhorias – Estão previstos os reparos das estruturas de concreto, instalação de dispositivos de drenagem, recuperação e instalação de dispositivos de segurança como defensas metálicas, melhorias no pavimento, reforço na sinalização horizontal e vertical, roçada da vegetação, poda de árvores próximas ao tabuleiro, pintura externa, entre outros.
As obras devem ser realizadas de modo a interferir o mínimo possível no tráfego de veículos, preferencialmente bloqueando apenas uma pista de cada vez.
Confira a lista de cada OAE contemplada na região de Paran\vaí
CP 203/2022 – Escritório Regional Caiuá
Ponte Rio Paranapanema, PR-182, em Diamante do Norte divisa com São Paulo; Ponte Rio Paranavaí, PR-218, em Paranavaí;
Ponte Rio Caveira, PR-218, em Querência do Norte; Ponte Rio Ivaí, PR-492, no limite entre Paraíso do Norte e Rondon; Ponte Rio Dom Bosco, PR-557, no limite entre Paranavaí e Terra Rica; Galeria Ribeirão Tamanduateí, PR-576, no limite entre Santa Isabel do Ivaí e Santa Cruz de Monte Castelo.
À frente Paraná – Estas obras são parte de um pacote de 20 editais do governo estadual que está revitalizando 195 pontes e viadutos em todo Paraná, com investimento estimado de R$ 118 milhões. Esse é o maior programa de reformas de OAEs da história do Estado, sendo uma das iniciativas do À Frente Paraná, pacote bilionário de investimentos em infraestrutura em diversas regiões. Neste mapa está disponível a localização de cada uma das 195 estruturas.