“O que é o Natal para você?” Uma pergunta com milhares de significados. Por isso, o Diário do Noroeste propôs o tema para o primeiro concurso de redação da iniciativa Semeando Leitores, ação que integrará um projeto amplo de letramento (escrita e leitura) a partir de 2024. A apresentação do concurso será nesta quinta-feira, às 8h30, na sede da Secretaria de Educação de Paranavaí, contando com a participação de educadores e profissionais de comunicação.
A ação será destinada aos estudantes do 5º ano do ensino fundamental das 19 escolas municipais. São 871 alunos que terão o direito de participação com uma redação abordando o tema. Secretária de Educação do município, Adélia Paixão falou da importância de incentivar os jovens para a prática da leitura e da escrita. A declaração aconteceu durante a reunião que formalizou a parceria, realizada no início do mês. “Será um grande estímulo”, resumiu. Haverá premiação para o vencedor do concurso, bem como para o professor ou professora da turma, além de uma manhã recreativa para a turma do estudante classificado em primeiro lugar.
A atividade proposta pelo Diário do Noroeste faz parte da comemoração do Natal e também dos 68 anos da empresa jornalística, completados no dia 23 de outubro de 2023. Representa ainda o compromisso do DN com a comunidade, ou seja, participar ativamente e contribuir para o progresso de Paranavaí e da Região Noroeste do Paraná.
O Diário do Noroeste é uma empresa jornalística que trabalha de forma ininterrupta desde 1955. Tem como valores a defesa das grandes bandeiras regionais e da comunidade, abraçando as lutas em prol do bem comum. O concurso é uma forma de apostar nas pessoas, na competência dos professores e no potencial dos nossos jovens.
Visão do Diário do Noroeste – “Talvez com esse projeto um grande talento seja descoberto”. Essa foi a definição usada por Bruna Carvalho, diretora do Diário do Noroeste, para dizer sobre a importância do “Semeando Leitores”.
Essa ação social do Diário do Noroeste tem como principal intenção introduzir jovens no caminho da leitura.
A ideia é levar aos estudantes a prática da escrita e da leitura. Jovens que conseguem escrever bem, consequentemente conseguirão ler. Os jovens consumirão o jornal no futuro. Por isso é tão importante que eles desenvolvam a vontade de ler.
“O objetivo do projeto é semear e valorizar a cultura e a educação, a intenção é que seja um projeto contínuo. Para a segurança de um futuro melhor, a leitura é crucial”, completou Bruna.
Este projeto social é de suma importância para o Diário do Noroeste. Os jovens são o futuro e, para que se tenha uma nova geração preparada, a prática da leitura é fundamental.
Bruna Carvalho acredita que nunca é tarde para desenvolver a vontade de aprender. Neste contexto, a escola é a principal organização capaz de dar as melhores respostas. Porém, toda a sociedade precisa contribuir para a formação de cidadãos capazes na busca pelo desenvolvimento do nosso País.
O Diário do Noroeste integra o Grupo Carvalho, importante agente econômico da região. A empresa cumpre o seu papel social com o “Semeando Leitores” e pretende com este gesto disseminar as boas práticas da educação para a construção de um país mais justo e preparado para os desafios do futuro.
(texto: Ana Cecília Paglia, estagiária. Supervisão: Adão Ribeiro)
REGULAMENTO
CONCURSO PRODUÇÃO
TEXTUAL NATAL 2023
I. DO CONCURSO
O Concurso de Produção Textual cuja temática geral é “Natal 2023”, é uma iniciativa do Diário do Noroeste, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O concurso tem o objetivo de estimular nas crianças o gosto pela escrita e leitura formando consciência crítica.
II. DOS OBJETIVOS
• Desenvolver o gosto pela leitura;
• Promover a aprendizagem por meio de gênero textual;
• Incentivar a leitura e a escrita;
• Aperfeiçoar o domínio da escrita;
• Estimular a oralidade;
• Estimular o desenvolvimento pessoal e cultural da criança;
• Incentivar a criatividade das crianças.
III. DOS PARTICIPANTES
Alunos matriculados no Ensino Fundamental, do 5° ano da Rede Municipal de Educação de Paranavaí.
IV. DA CATEGORIA
a. O tema:
“O QUE É O NATAL PARA VOCÊ?”
b. O gênero textual: Desenvolvimento da produção textual com foco na leitura e na escrita com abordagem de um gênero textual definido pela Secretaria Municipal de Educação.
c. As produções textuais serão produzidas pelo aluno em sala de aula com a supervisão do professor regente de Língua Portuguesa.
d. As produções deverão ser manuscritas (escrita à mão).
e. Escrever a produção à lápis.
f. Conter no mínimo 15 (quinze) linhas, máximo livre.
g. Conter título.
h. A produção selecionada pela Instituição deverá ser manuscrita em folha específica em anexo ao regulamento com todos os dados preenchidos adequadamente (dados a lápis).
V. DAS SELEÇÕES
a. A seleção inicial ficará a cargo da Instituição Escolar, da qual selecionará apenas um único texto (por escola) que será enviado a Seduc aos cuidados da Supervisora Pedagógica Rosângela dentro de um envelope.
b. Dados do envelope: CONCURSO PRODUÇÃO TEXTUAL – NATAL 2023 Escola:
Nome do aluno completo: Nome do professor completo:
c. Caberá aos profissionais da Redação do Diário do Noroeste e representantes da Secretaria Municipal de Educação (setor pedagógico) a escolha dos melho-
res trabalhos e ordem de classificação.
VI. DOS CRITÉRIOS
As produções devem ser selecionadas considerando a presença de aspectos próprios gêneros textuais; CRITÉRIOS / PONTUAÇÕES
Correção à norma culta (pontuação, ortografia, concordâncias nominal e verbal, regência) 20 Clareza na exposição das ideias 20
Cumprimento à quantidade de linhas 05 Originalidade 20 Escolha do título relacionado às ideias desenvolvidas 05
Abordagem do tema com atendimento à proposta 10
Construção do texto compatível com estrutura do gênero textual “Carta Pessoal” 10
Linguagem adequada ao grau de formalidade exigido pelo contexto da proposta 10
VII. DOS PRAZOS
a. Lançamento e treinamento para os Professores dos 5° anos de Língua Portuguesa e Supervisoras Pedagógicas – 09/11/2023; b. Regulamento – 09/11/2023;
c. Apresentação do tema aos alunos, produção textual e matérias realizadas pelo Diário do Noroeste – 10/11/2023 à 30/11/2023; d. Envio dos trabalhos se- lecionados pelas escolas para Secretaria Municipal de Educação – 01/12/2023; e. Leitura e seleção das produções pela comissão – 04/12/2023;
f. Premiação – 06/12/2023.
VIII. DOS DIREITOS
• Ao participar do concurso, os concorrentes declaram ceder à Secretaria Municipal de Educação e ao Diário do Noroeste os direitos de propriedade dos trabalhos selecionados e aceitar o seu uso no âmbito referido ao concurso.
IX. DA PREMIAÇÃO
• Será premiado apenas um único texto selecionado pela comissão julgadora, bem como seu professor.
a. Medalhas para os alunos selecionados pelas escolas;
b. Um celular para o aluno premiado em 1° lugar;
c. Uma poupança no valor de R$ 1.000,00 (um mil reais) para o professor”;
d. Um momento recreativo para toda a turma do aluno premiado em 1° lugar (dia 12/12/2023 no Buffet Tayna Mateus – 9h às 11h).
X. DISPOSIÇÕES GERAIS
• Quaisquer dúvidas, divergências ou situações não previstas neste regulamento serão resolvidas pela comissão organizadora do concurso.