Em resposta ao ofício enviado pelo prefeito de Porto Rico Álvaro de Freitas Netto (Arapongas) em abril de 2021 ao DER (Departamento Estadual de Estradas e Rodagem), pedindo mudanças no trevo entre as cidades de Porto Rico e São Pedro do Paraná, foi enviado ao gestor a resposta de que a empresa contratada pelo estado já teria começado com os estudos para mudanças no local.
A empresa Bureau Veritas do Brasil, contratada pelo Estado respondeu em documento enviado ao DER que o estudo para adequação geométrica de interseção na PR-576 com a PR-478 já começou.
“Conforme solicitado, informamos que está em desenvolvimento um estudo para adequação geométrica da interseção entre as rodovias PR-576 e PR-478, localizada no limite entre os municípios de Porto Rico e São Pedro do Paraná”, informações contidas no documento em resposta ao gestor municipal de Porto Rico.
A empresa contratada é responsável pela execução de serviços técnicos de supervisão e apoio à fiscalização na execução das ações de manutenção, conservação, restauração, sinalização e segurança rodoviária, entre outros serviços relacionados a estradas estaduais.
Ainda de acordo com o documento o estudo está na etapa de definição da geometria. Após a conclusão dos estudos acontecerão as etapas de aprovação do orçamento e pedido para licitação da obra. Lembrando que a obra de readequação do trevo não depende das prefeituras de Porto Rico e São Pedro do Paraná, compete sim ao Estado do Paraná realizar a obra. Na imagem, o estudo inicial de como deve ficar o trevo após as alterações. O documento é assinado pelo engenheiro civil Guilherme Manhães.