REINALDO SILVA
Da Redação
A proteção social da população em situação de rua em Paranavaí foi tema de recente evento no Centro de Conferências da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Representantes de diferentes órgãos públicos e entidades assistenciais conversaram sobre o tema e expuseram realidades e desafios.
O 1º Encontro Municipal Ruas Visíveis, na semana passada, demarcou a importância de pautar e discutir amplamente as demandas de Paranavaí, no sentido de desconstruir preconceitos e fomentar respostas do poder público no campo do acesso a direitos.
Participaram como palestrantes Josivaldo Souza Reis, assistente social, advogado e superintendente da Secretaria de Assistência Social de Maringá; Marina Silva da Cunha, professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pesquisadora do Observatório das Metrópoles de Maringá; e a professora Suelen Maiara dos Santos Aécio, advogada e docente do curso de Direito da Unespar, campus Paranavaí.
Responsável pela mediação da mesa, a professora Marília Gonçalves Dal Bello avaliou: “O evento contou com 80 participantes que tiveram espaço para se apropriar de qualificados estudos e visões sobre as questões legais e sociais que envolvem a população em situação de rua”. Também foi oportunidade para tirar dúvidas e expor reflexões.
A promoção foi do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua (Ciamp-Rua), criado em 2022. Integram o grupo representantes do Ministério Público, da Guarda Municipal, da Unespar, das secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde e do Coletivo LGBTI+.