Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Evento reuniu mulheres de Paranavaí e região Foto: Ivan Fuquini

INTEIRAS PARA LIDERAR

Entre cuidado, política e comunidade, mulheres constroem seus protagonismos

Cuidar de si, encontrar a própria voz, ocupar espaços e reconhecer a própria capacidade. Para muitas mulheres, esses movimentos fazem parte de uma mesma caminhada: a construção do protagonismo.

Foi a partir dessa perspectiva que mulheres de Paranavaí e região participaram, nesta quarta-feira (19), do evento “Inteiras para Liderar”, realizado no Sebrae Paranavaí.

Evento reuniu mulheres de Paranavaí e região

Com uma programação voltada ao protagonismo feminino, o encontro reuniu palestras e discussões sobre liderança, participação social, cuidado e transformação. A proposta foi estimular as participantes a perceberem que muitas delas já exercem diferentes formas de liderança no dia a dia.

LIDERAR É CUIDAR

Nutricionista, com 44 anos e pós-graduação na área de saúde mental, Elaine Menoia trabalha principalmente com mulheres e abriu a programação do evento com a palestra “Liderar é Cuidar: o Papel da Nutrição na Saúde Mental do Líder”.

Elaine Menoia palestrou sobre a importância da saúde mental

A apresentação trouxe uma perspectiva sobre como o cuidado com o próprio corpo e a saúde pode fazer parte da rotina de quem lidera. Elaine abordou temas como cansaço, sono, vitaminas e saúde intestinal, relacionando esses fatores ao bem-estar e à saúde mental.

A discussão também chamou atenção para uma contradição vivida por muitas mulheres: ao mesmo tempo em que elas assumem cada vez mais responsabilidades e posições de liderança, podem acabar deixando o próprio cuidado em segundo plano. “Nós temos assumido muitas lideranças, mas a gente tem se descuidado”, afirmou Elaine.

Assim, o cuidado não aparece como algo separado do protagonismo, mas como parte dele. O desafio é ocupar espaços e assumir responsabilidades sem esquecer da própria saúde durante o caminho.

MULHERES NA LIDERANÇA

As cientistas políticas Gabryela Gabriel e Maria Cecília Eduardo conduziram a palestra “Mulheres na Liderança”. Ambas são doutoras em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pesquisadoras do INCT Representação e Legitimidade Democrática.

Gabryela e Maria Cecília discutiram o papel da política no cotidiano

As duas propuseram uma reflexão sobre a presença da política na vida cotidiana. A ideia foi mostrar que política não está restrita a eleições, partidos ou cargos públicos. Negociar, administrar recursos, equilibrar conflitos, defender ideias e tomar decisões também fazem parte dessa dinâmica.

A discussão ganha um recorte importante quando chega aos ambientes profissionais. “Às vezes, em salas de reunião, quando você vê uma mulher, duas mulheres dentro dessas salas, elas se sentem até um pouco constrangidas de levantar a voz numa sala que tem muitos homens, porque elas não se sentem ouvidas”, explicou Gabryela.

Para as palestrantes, reconhecer as habilidades que as mulheres já utilizam diariamente é parte do processo de ocupar esses espaços. “É meio que nos reapropriarmos de um conceito que é de todo mundo”, explicou Maria Cecília, ao defender uma compreensão mais ampla da política e de sua presença no cotidiano.

MULHERES QUE MOVEM CIDADES

A consultora do Sebrae Sirley Batatinha, que atua há 26 anos na instituição, apresentou a palestra “Mulheres que Movem Cidades”. A proposta foi olhar para além da liderança profissional e reconhecer a participação feminina na construção das comunidades.

Para Sirley, muitas mulheres já participam ativamente da sociedade, mas nem sempre reconhecem a dimensão daquilo que fazem.

Sirley destacou o impacto das mulheres em suas comunidades

“O primeiro passo durante a minha palestra é justamente elas enxergarem tudo o que elas fazem para que se reconheçam capazes”, afirmou. Esse reconhecimento pode abrir caminho para uma participação maior em instituições, associações comerciais e outros espaços coletivos.

A conexão entre mulheres também foi apontada como uma ferramenta de transformação. “Quando mulheres se juntam, elas são capazes de fazer muitas coisas”, disse Sirley, destacando a importância da sororidade e da construção de redes.

Segundo ela, encontros como esse ajudam a aproximar mulheres da cidade e da região e podem criar um ambiente de colaboração. “Cada uma, no seu espaço, seja dentro de Paranavaí e sendo nas cidades que compõem essa região, elas conseguem fazer transformações que sejam pequenas, que sejam maiores, mas que se agigantam com o tempo”, afirmou.

Além dessas palestras o evento promoveu um painel onde mulheres, representando grandes empresas da região, conversaram e discutiram sobre experiências e histórias pessoais nesse papel de liderança.

Fonte: Matheus Costa – Da redação

Compartilhe: