Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
O governador destacou as principais metas

SERVIÇO

Erradicar a pólio no mundo em três anos é a meta do Rotary Internacional

ADÃO RIBEIRO

adao@diariodonoroeste.com.br

A afirmação é do governador do Distrito 4630, Edgar Silvestre, feita em Paranavaí na noite desta terça-feira por ocasião da posse das novas diretorias de três clubes do município – Arenito, Entre Rios e Fazenda Brasileira, além da Associação de Senhoras de Rotarianos (ASR)

O Rotary Internacional continua a luta para erradicar a poliomielite (paralisia infantil) do mundo. O objetivo é que em três anos não haja mais casos em nenhum país, como defendeu o governador do Distrito 4630, Edgar Silvestre – Deca. Ele visitou Paranavaí nesta terça-feira (2), quando participou da posse de três clubes do município – Arenito, Entre Rios e Fazenda Brasileira, além da Associação de Senhoras de Rotarianos (ASR).

Aspecto geral do salão por ocasião da posse

A pólio continua sendo um desafio até por conta da queda no volume de vacinação em anos anteriores, sobretudo, durante a pandemia de coronavírus. A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) divulgou uma atualização epidemiológica em 2023 resumindo a situação regional do vírus. Em 2023 a cobertura vacinal chegou a 80%, enquanto o recomendável é de pelo menos 95%.

Na região das Américas, em julho de 2022, os Estados Unidos registraram um caso de poliomielite por poliovírus circulante derivado da vacina tipo 2 no estado de Nova York e, em 21 de março, o Peru notificou à Opas/OMS um caso confirmado de poliomielite devido ao poliovírus tipo 1 derivado da vacina. Ambos os casos envolveram pacientes não vacinados e sem histórico de viagens.

A Opas reiterou na atualização epidemiológica, publicada em 23 de março de 2023, o risco de ressurgimento da doença na região devido à baixa cobertura vacinal, que em 2021 – agravada pela pandemia de Covid-19.

A pólio ainda é endêmica no Paquistão e no Afeganistão, o que reforça a importância de ampliar a cobertura vacinal. Através da Fundação Rotária são fornecidas as doses de vacinas gratuitamente para os países considerados mais pobres.

METAS DISTRITAIS

O governador Edgar Silvestre destaca ainda entre as suas metas distritais a ampliação do quadro associativo em 20% até o fim de 2026. Como avalia, será mais gente contribuindo para o bem comum e fazendo a diferença na sociedade.

Na visão do governador, é preciso chamar os jovens, as mulheres, buscar a diversidade para os clubes. “De mãos dadas, sempre visando servir a comunidade”, resume. O aumento do número de rotarianos é também uma meta internacional.

Ele pediu ainda que o Rotary tenha um olhar especial para a preservação dos mananciais de água. O Noroeste do Paraná é banhado por importantes rios e sua preservação é estratégica para a qualidade de vida das pessoas e equilíbrio ambiental.

Governador assistente da gestão 2023/2024, o professor Onivaldo Izidoro Pereira representou o agora ex-governador Paulo José dos Santos. Na mensagem assinada por Santos, destacam-se as metas alcançadas. Ele lembrou que fica a sensação do dever cumprido e a amizade entre os participantes da gestão e demais rotarianos, sempre prontos para emprestar a experiência desse período rico em ações e companheirismo.

Presidente empossado do Rotary Entre Rios, Jorge Henrique Mendes Lourenço falou dos desafios e do compromisso que é liderar o clube juntamente com a sua diretoria e demais companheiros. No entanto, afirmou que a união torna a missão mais fácil. Ele desejou sucesso aos demais clubes e ao governador Edgar Silvestre, empossado no último domingo em Marialva, cidade onde reside.

Presidente reconduzida da ASR, Maria Aparecida Miotto Reis também agradeceu o empenho de todos para o fortalecimento das ações da Associação. Reiterou o compromisso de manter o trabalho com a ajuda dos companheiros.

EMPOSSADOS

As novas presidências ficaram assim: Fazenda Brasileira – Paula Santin Mazaro, que substituiu Caroline Vendramin; Arenito – Silvana Maria de Souza Dias sucedeu Joseane Guglielmetti; Entre Rios – Jorge Henrique substituiu Jonilson Tada; ASR – Maria Aparecida Miotto Reis foi reconduzida ao posto de presidente.

Ao final da cerimônia houve entrega de homenagens. O evento dos clubes foi realizado na Casa da Amizade e atraiu um grande número de rotarianos e convidados.

Compartilhe: