A escalada de testes de Covid com resultado positivo nas farmácias começa a dar trégua. Depois de sete semanas de altas consecutivas, o monitoramento da Abrafarma (associação que reúne as maiores redes de drogarias do país), pela primeira vez, mostrou uma queda no número de exames com diagnóstico positivo.
Entre os dias 4 e 10 de julho, foram cerca de 53 mil casos, um degrau significativo abaixo do patamar de 70,5 mil da semana anterior. De acordo com os dados da Abrafarma, a participação dos positivos no total de atendimentos caiu de 35% para 32,6% no período. Desde 2020, o levantamento das farmácias costuma antecipar tendências no cenário dos números da doença. Os dados são remetidos pelo varejo farmacêutico ao Ministério da Saúde.
Apesar da sinalização mais otimista, a Abrafarma relembra que, em meados de maio também foi registrada uma queda, porém, ela foi imediatamente revertida em seis semanas seguidas de aumento nos diagnósticos positivos. A média diária de registros de Covid nos estabelecimentos em julho ainda gira em torno de 7.500, patamar que é quase 50% superior à média de junho.
FolhaPress