REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O prefeito de Santa Cruz de Monte Castelo, Francisco Antônio Boni, anunciou a candidatura à presidência da Associação dos Municípios do Paraná (AMP). Diante de prefeitos e vereadores de toda a Região Noroeste, destacou o propósito municipalista e o intuito de atuar para resolver as demandas espalhadas por todo o Estado.
A declaração foi feita na última sexta-feira (10), durante a cerimônia de posse da presidência da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar). Na ocasião, o prefeito de Terra Rica, Julio Leite, transmitiu o cargo para o de Nova Londrina, Otávio Henrique Grendene Bono. Fran Boni recebeu o apoio da maioria dos presentes.
Ao Diário do Noroeste, disse que quer conversar com todos os prefeitos do Paraná e convidá-los para a chapa “AMP a favor de todos os Municípios”. São necessários 75 integrantes e a equipe precisa ser formada até 1º de março. Eis aí o grande desafio.
Fran Boni salientou alguns compromissos, por exemplo, descentralizar as reuniões da entidade, prestigiando todas as associações regionais, e criar um grupo de trabalho que auxilie os municípios com o regime próprio de previdência.
O prefeito de Santa Cruz de Monte Castelo também pretende buscar junto ao Governo Estadual e à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) a criação de um sistema de transferência especial, como o modelo adotado pelo Governo Federal chamado de Emenda Pix. Esse formato permite que os parlamentares destinem verbas e indiquem para quais projetos são destinadas, mas governadores e prefeitos podem aplicar da forma que acharem melhor.
Da mesma forma, estão na pauta ampliar a participação dos municípios na AMP e continuar a defesa de pautas estaduais e nacionais que envolvem os municípios, “sendo combativo em algumas ocasiões”.
Em uma das mensagens compartilhadas nas redes sociais, Fran Boni afirmou: “Vamos construir novas pautas em comum e definir juntos onde e no que aplicar nossas mensalidades”.
Caso as pretensões de Fran Boni se concretizem e ele seja eleito, pela primeira vez um representante da Amunpar assumirá a presidência da AMP. Uma grande conquista que daria mais visibilidade ao Noroeste do Estado, avaliou.
Ontem, o prefeito de Santa Cruz de Monte Castelo esteve em Curitiba e se reuniu com o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Luiz Fernando Tomasi Keppen, e com o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Fernando Augusto Mello Guimarães. Manifestou a ambos a intenção de ser presidente da AMP e quer estreitar as relações com as duas entidades, TJPR e TCE-PR, a fim de garantir que os prefeitos tenham cada vez mais segurança no desempenho de suas funções.
A eleição da nova diretoria da AMP será no dia 20 de março em Curitiba. As chapas interessadas em concorrer devem ser registradas até 20 dias antes do pleito, sendo obrigatório aos integrantes estar com as mensalidades em dia nos seis meses anteriores à votação.
A Associação dos Municípios do Paraná é filiada à Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e lidera o movimento municipalista junto às instâncias governamentais. Além disso, oferece consultoria e assessoria jurídica e tributária.