Estão abertas as inscrições para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) do Estado que desejam fazer parte do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Paraná (Cedipi-PR) no biênio 2025-2027. O prazo de inscrições foi prorrogado até 10 de maio, pelo site www.cedipi.pr.gov.br.
Serão escolhidas 12 Organizações da Sociedade Civil, que indicarão seus representantes titulares e suplentes para o Conselho. Estão aptas a participar do pleito OSCs com, pelo menos, dois anos de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), que atuem na promoção, prevenção e proteção de direitos de pessoas idosas em âmbito estadual e que atendam aos requisitos previstos no edital.
“Para nós, é muito importante esse momento das eleições, em que a sociedade civil pode indicar seus representantes ao Conselho Estadual. Atuamos no Estado há 27 anos, tempo em que sociedade civil e governo, dentro do Cedipi, vêm discutindo, deliberando e fiscalizando a política pública da pessoa idosa no Paraná”, disse Jorge Nei Neves, presidente do Cedipi-PR. “Além disso, nos últimos dois anos temos a referência de uma secretaria estadual, a Semipi, que leva em seu nome a Pessoa Idosa, colocando essa pauta em maior evidência”.
A eleição será via internet, em plataforma própria, e a votação ocorrerá simultaneamente em todas as macrorregionais no dia 03 de junho, das 10h às 17h, sendo encaminhado aos e-mails dos votantes indicados chave pessoal para acesso à página de votação.
Critérios – Para participar da eleição, as entidades precisam ser de atendimento direto ou indireto à pessoa idosa, devidamente registradas em seu conselho municipal. Somente serão admitidas inscrições enviadas à Secretaria Executiva do Cedipi-PR, por meio do e-mail eleicaocedipi25@semipi.pr.gov.br.
Envelhecimento da população – A secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, enfatiza a realidade de transição demográfica trazida pelo Censo 2022, que revela que, até 2027, o Paraná terá mais pessoas maiores de 60 anos do que menores de 14 anos, o que acarreta mudanças no mercado financeiro, de consumo e nas relações de trabalho.
conferência estadual – A Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa no Paraná de 2025 terá como tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”. A 8ª edição será realizada pela Semipi nos dias 26, 27 e 28 de agosto, em Foz do Iguaçu, no Oeste, e conta com apoio do Cedipi-PR. As conferências preparatórias nos municípios já começaram.