Reinaldo Silva/ reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Sábado, 1º de outubro de 2022. 8 horas da manhã. As urnas eletrônicas estão lacradas e fechadas em caixas de papelão, depositadas no Fórum Eleitoral de Paranavaí. Funcionários de uma empresa de transportes e servidores indicados pelas prefeituras da Comarca aguardam para levar os equipamentos até os colégios eleitorais. A equipe da Justiça Eleitoral acompanha todo o processo.
Do ambiente onde estão armazenados, todos os itens são levados para os veículos e, então, seguem para as escolas. É hora de organizar as seções.
Dentro das salas de aula, os responsáveis pelo trabalho arrastam cadeiras e carteiras para um lado e outro. Começa a preparação da cabine de votação e as urnas eletrônicas são devidamente posicionadas, depois, ligadas para a conferência e, novamente, desligadas. Agora sim está tudo pronto para a votação de domingo.
Os eleitores terão das 8h às 17h para se dirigir às seções eleitorais, sendo obrigatória a apresentação de um documento oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho) ou abrir o aplicativo digital e-Título – cabe destacar a proibição do telefone celular na cabine de votação.
Nesta eleição, a ordem de votação será: deputado federal (4 números), deputado estadual (5 números), senador (3 números), governador (2 números) e presidente (2 números).
Após digitar, pode levar alguns segundos para aparecer a imagem do candidato escolhido, mas o pequeno atraso não interfere no processo de votação, basta esperar e apertar a tecla “Confirma”. De acordo com a chefe de cartório da 72ª Zona Eleitoral de Paranavaí, Alethéia Barros Aparício, a urna eletrônica só avança para a etapa seguinte depois que o eleitor confirmar a escolha de cada candidato.
A seguir, imagens registradas pelo fotógrafo Ivan Fuquini na manhã deste sábado, desde a retirada das urnas eletrônicas no Fórum Eleitoral de Paranavaí até a montagem das seções eleitorais no Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto – Unidade Polo.