REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A Prefeitura de Paranavaí fará a readequação de todos os pontos de parada de ônibus do transporte coletivo urbano. A licitação para contratar a empresa responsável por fornecer e instalar 100 abrigos será na próxima segunda-feira (24), às 9h30.
O edital prevê a execução do trabalho em quatro etapas, cada uma contemplando 25 unidades. O prazo final para a conclusão é de 24 meses, contados a partir da assinatura do contrato.
Atualmente, Paranavaí tem 343 pontos, mas apenas 82 contam com abrigos – assim chamadas as estruturas com cobertura e assento. A maioria dos locais de parada, 220, é identificada exclusivamente com sinalização horizontal ou vertical. Em 41 lugares a demarcação é feito com estacas.
O investimento máximo apontado no edital de licitação é de R$ 2.427.667, podendo ter redução conforme os descontos apresentados pelas empresas concorrentes.
Essas e outras informações foram encaminhadas para a Câmara de Vereadores de Paranavaí pela Secretaria Municipal de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito.
O ofício é uma resposta à Indicação 145, de autoria de Amarildo Costa e Josival Moreira, para a instalação de abrigo de ônibus com cobertura na Avenida Militão Rodrigues de Carvalho, no Distrito de Sumaré.
De acordo com o documento remetido pelo Poder Executivo, a via citada pelos vereadores será contemplada em cinco pontos.
Seja no Distrito de Sumaré, seja em outras regiões de Paranavaí, a falta de equipamentos adequados para a espera dos ônibus é motivo de reclamação há anos. Referindo-se à Câmara de Vereadores, Josival Moreira declarou: “Esta Casa levantou a discussão muitas vezes. Quanto cada vereador cobrou para oferecer abrigos para a população?”.
A resposta positiva da Administração Municipal animou Josival Moreira e Amarildo Costa.
Terminal urbano – Quando o assunto é transporte coletivo, outro tópico relevante é o Terminal Urbano Ângelo Bogoni, na área central da cidade.
As condições deficitárias de conforto para os passageiros também motivaram questionamentos e o prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (Delegado KIQ) garantiu, em diferentes ocasiões, que demoliria a estrutura atual para construir outra, mais ampla e moderna.
Em fevereiro do ano passado, a previsão era investir R$ 5 milhões e concluir as obras até a metade deste ano. Os recursos seriam provenientes do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público (Finisa), da Caixa.
O Diário do Noroeste solicitou à Prefeitura de Paranavaí informações sobre o projeto: em que fase está, quais são as previsões de prazos, o que será construído? Até a tarde de ontem (18), as perguntas não tinham sido respondidas.
O DN também pediu atualizações sobre as construções no entorno do terminal urbano. A proposta inicial era construir a sede da Secretaria Municipal de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito, inclusive com uma escola de trânsito. Da mesma forma não obteve resposta.
O espaço segue aberto para esclarecimentos.