Assessoria Prefeitura
Representantes dos poderes Executivo, Legislativo e das forças de segurança participaram nesta terça-feira, dia 7 de setembro, do Ato Cívico da Independência no pátio da Prefeitura de Paranavaí. Pelo segundo ano consecutivo, não foi possível realizar o tradicional Desfile Cívico com a participação das instituições escolares, associações e entidades do município. Com isso, a cerimônia simbólica, com hasteamento das bandeiras e execução do Hino Nacional e da Independência, marcou o encerramento da Semana da Pátria.
“Nosso país passa por um momento de muitas discussões e certa turbulência. Mas, acima de tudo, desejamos que Deus ilumine as pessoas neste dia de movimentos por todo o nosso Brasil, que prevaleça a democracia, o respeito ao estado democrático de direito. Que esta seja uma data que marque a história da democracia no Brasil. Aqui em Paranavaí fazemos parte de uma gestão que está buscando fazer atos de cidadania a todo momento. Temos um desafio grande, especialmente neste ano em que estamos lutando para a retomada da economia em nossa cidade. Quem viu o movimento do comércio neste fim de semana pôde testemunhar que nós já estamos em um momento mais favorável. E a administração pública está fazendo sua parte para ajudar as coisas a acontecerem. Acreditamos que a cidadania vai ser bem feita quando, lá no Jardim Morumbi, as pessoas tiverem a Avenida Guaporé pronta e poderão comemorar uma conquista. Quando lá nos Três Conjuntos, o Centro de Educação Infantil começar a ser construído. Porque o que queremos é tornar, tanto o Centro como o bairro, um local agradável para se viver. Nós temos que fazer cidadania para as pessoas que moram em todas as regiões da cidade, com oferta de locais adequados para a educação, com áreas de lazer, levando condições de igualdade para todos. São estes momentos que fazem com que a cidadania de cada um seja possível e seja vista, através das nossas ações pela nossa gente”, destacou o vice-prefeito Pedro Baraldi, que falou em nome do Poder Executivo.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Leônidas Fávero Neto, também fez uso de palavra. “Hoje comemoramos o aniversário de número 199 da Independência do Brasil. Parece que estamos comemorando uma data isolada, que aconteceu há quase dois séculos. Mas, na verdade, comemorar a Independência é um exercício diário na construção de uma nação. Independência não é apenas sair do subjugo de um país externo. A independência ocorre em cada inauguração de escola, em cada ampliação de hospital, a cada vez que o Poder Público se faz presente entre os menos favorecidos. Independência é oferecer a todos os brasileiros a oportunidade ser alguém no futuro; a oportunidade de podermos ver nos nossos filhos o futuro deste país. Sou muito orgulhoso do país que tudo me deu. Ainda que encontremos muitas dificuldades, avançamos muito. Se compararmos o país de hoje com o país de 50 anos atrás, muita coisa melhorou: a expectativa e a qualidade de vida, as condições de educação das nossas crianças, a saúde da nossa população. Mas temos muito ainda que avançar. E é por isso que nós temos que estar atentos a cada ação dos nossos representantes. Em Paranavaí, muito tem sido feito pela nossa população. A atenção com o cidadão é exemplar. Neste período de pandemia, o Poder Público jamais se esquivou da sua responsabilidade, e isso serviu de exemplo para muitos outros municípios. E falo dos municípios porque é na cidade que nós vivemos, construímos nossas vidas e almejamos um amanhã melhor. Tenho muito orgulho de ser brasileiro e mais orgulho ainda de morar em Paranavaí”, finalizou.
Participaram ainda do Ato Cívico da Independência os vereadores Amarildo Geraldo Costa e Valmir Trossini, além dos secretários municipais e Guarda Municipal.