REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Alex tinha 8 anos. Foi espancado pelo pai até a morte e o assassino assumiu que as surras eram “corretivas” para ensinar o filho a “andar como homem”, pois achava que o menino era afeminado demais.
O crime brutal aconteceu no Rio de Janeiro em fevereiro de 2014. Alex teve o fígado dilacerado em decorrência dos sucessivos golpes.
O caso é citado no livro “O homem da casa: pequeno guia para errar menos e viver mais”, coordenado pelo psicólogo Rodrigo Taddeu da Silva, com lançamento nesta quarta-feira (6), às 19h, no anfiteatro da Universidade Paranaense (Unipar), campus de Paranavaí.
Lançado pela editora Selin Trovoar, o livro é baseado na experiência do grupo com homens chamado “O homem da casa”, que discute masculinidades e apresenta conceitos fundamentais para repensar o modo de ser no mundo.
O projeto surgiu em 2020, antes da pandemia de Covid-19. Os primeiros encontros foram presenciais, mas em razão das restrições sanitárias as reuniões passaram ao formato online. As discussões tiveram a participação de mais de 30 homens de vários estados brasileiros, como Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Mato Grosso Sul e Paraná.
O idealizador Rodrigo Taddeu da Silva conta que no decorrer dos encontros vieram à tona temas pertinentes para o combate às violências e para a promoção de vivências saudáveis. “Assim, a experiência possibilitou o pequeno guia, que não tem a pretensão de acabar em si, mas se apresenta como convite ao engajamento.”
A data de lançamento do livro foi definida estrategicamente: 6 de dezembro é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. O evento está previsto na agenda unificada dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres e tem como objetivo convidar homens de diversas idades à reflexão sobre seus comportamentos.
Os exemplares de “O homem da casa: pequeno guia para errar menos e viver mais” estarão disponíveis durante a solenidade de lançamento e também podem ser requisitados pelo e-mail rodrigotaddeu@outlook.com.