A partir da próxima semana, 394 colégios da rede estadual de ensino vão ganhar quatro exemplares do livro “Paisagem Paranaense, Cultura e Natureza”, que será lançado nesta terça-feira (29), no salão de eventos do Museu Oscar Niemeyer (MON). A obra retrata os parques e áreas de preservação espalhados pelo Paraná, é recheada de fotografias e amplo trabalho de pesquisa sobre os biomas, a flora e a fauna do Estado.
A doação dos livros foi feita pelos próprios autores, o fotógrafo Zig Koch e a jornalista e escritora Maria Celeste Correa, junto com o produtor cultural Fábio Ávila. “O trabalho é fruto de muito esforço, um livro completo. O efeito multiplicador desse conteúdo será maior nas escolas”, afirma Koch, que firmou esse convênio com a Secretaria estadual da Educação e do Esporte.
A obra faz uma viagem com a personagem Ybatinga (nome tupi para nuvem), uma gralha azul que sobrevoa o Litoral, a Serra do Mar, e ultrapassa os três planaltos até chegar ao Oeste e Noroeste. As 208 páginas são uma aula de geografia, mostrando as diferentes origens geológicas, características climáticas, história, entorno populacional e diversidade cultural, contextualizando as áreas de conservação do Paraná.
“É um livro fantástico e será muito útil, até porque não há tantos livros com essa característica disponíveis atualmente”, afirma o diretor-geral da Secretaria da Educação, Vinicius Neiva. Ele explica que a partir da oferta de Zig e Maria Celeste foi construído um conjunto de ações pedagógicas para melhor explorar o material.
“Inicialmente iríamos apenas distribuir os livros às bibliotecas das escolas, mas conversando com o Zig Koch, percebemos que podíamos ir além e ele nos autorizou a usar suas fotos para incluirmos em RCO+Aulas de História e Geografia, no qual os professores encontram planos de aula específicos para suas disciplinas e séries para as quais lecionam”, completa Neiva.
Além disso, deverá ser realizado um webinar com professores e palestras em algumas escolas. Ao todo, os 1,6 mil exemplares vão para os colégios dos 54 municípios onde há unidades de conservação no Paraná.
Serão enviados, por exemplo, para colégios de Foz do Iguaçu, onde está o Parque Nacional do Iguaçu, e para várias cidades da Região Metropolitana de Curitiba e do Litoral, uma vez que a Serra do Mar abriga diversas unidades de conservação, como os parques estaduais do Pico do Marumbi e do Pico Paraná.
EMPRESAS PARANAENSES – O projeto Paisagem Paranaense, Cultura e Natureza foi viabilizado com o patrocínio de empresas e entidades com atuação no Paraná. Foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Paraná e por lei federal, teve não apenas apoiadores que se valeram da renúncia fiscal, mas também com patrocínio direto. Sanepar, Compagas, Copel, Sistema Fecomércio, Grupo Potencial, Grasp, Berneck e Klabin viabilizaram a edição do livro.
FONTE: Agência Estadual de Notícias